Prestação de Contas comprova equilíbrio financeiro do Sindicato

VOTAÇÃO 27/4 – DAS 9H ÀS 18H:
A transparência e o cuidado com o patrimônio dos associados são marcas da direção do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, que apresenta o Balanço Financeiro e Patrimonial relativo ao exercício de 2021 e a Provisão Orçamentária 2022. A prestação de contas será submetida à assembleia ordinária no próximo dia 27 de abril, para aprovação da base. A votação será virtual, das 9h às 18h, no site do Sindicato (www.bancariospe.org.br).
Com superávit de quase 3 milhões, fruto da compreensão dos bancários sobre a importância do Sindicato enquanto instrumento de luta e da alta taxa de sindicalização, a atual gestão tem investido em quatro eixos de atuação: reestruturação física do clube de campo e da sede; formação política; trabalho de base; e interiorização das ações.
“Na nossa carta programa, nos comprometemos com a manutenção da transparência e o equilíbrio financeiro da entidade. Após o primeiro ano de mandato, entregamos as contas com um saldo positivo, investimentos realizados e ação sindical voltada à defesa dos direitos e de melhores condições de trabalho para os bancários”, afirma o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.
No dia anterior à assembleia, 26 de abril, os bancários poderão esclarecer dúvidas numa reunião online, às 19h. Na ocasião, a assessoria contábil da entidade irá realizar uma explanação dos dados. De acordo com a secretária de Finanças do Sindicato, Suzi Rodrigues, as demonstrações financeiras foram elaboradas em conformidade com as normas contábeis vigentes. “Prezamos pela integridade e lisura da prestação de contas. Apesar dos ataques do governo ao movimento sindical nos últimos anos, este é o 7º ano consecutivo de superávit. Temos uma entidade forte e com capacidade de manter a sua combatividade histórica”, pontua.
Em 2020, o Sindicato apresentou na prestação de contas um superávit de R$ 2,4 milhões. Em 2021, o valor cresceu para R$ 2,9 milhões. Entre as despesas, houve mais investimentos em atividades deliberativas, políticas, culturais e socioculturais. Mesmo com as demissões de bancários durante a pandemia, as receitas se mantiveram em equilíbrio, garantindo a sustentabilidade do Sindicato. 
 Conselho Fiscal

Após revisão das planilhas do Balanço Patrimonial e Financeiro e da Provisão Orçamentária, o Conselho Fiscal do Sindicato dos Bancários de Pernambuco concluiu que as referidas demonstrações refletem adequadamente a situação patrimonial e financeira da entidade. Os conselheiros titulares apresentaram, por unanimidade, parecer favorável à aprovação dos documentos pela Assembleia Geral Ordinária convocada para validação. “Examinamos detalhadamente as demonstrações contábeis e verificamos que os documentos mencionados refletem a situação econômico-financeira da entidade. Por isso, nosso parecer técnico é pela aprovação da prestação de contas pela Assembleia Ordinária”, conclui o presidente do Conselho Fiscal, Epaminondas França.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi