Foto: Richardson Martins / Secretaria de Saúde do Recife
Em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28/4), em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a Secretaria de Saúde do Recife realizou uma homenagem aos trabalhadores de serviços essenciais que atuaram durante a pandemia da Covid-19, entre eles a categoria bancária. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco participou do evento, cujo tema foi Saúde e Segurança do(a) Trabalhador(a): um olhar para além da pandemia.
Participaram da solenidade o presidente do Sindicato, Fabiano Moura, e a Secretária de Administração, Andreza Camila. A atividade é parte da programação do Abril Verde, organizado pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest Recife).
Na ocasião, o presidente do Sindicato, Fabiano Moura, recebeu uma placa de homenagem em nome do funcionário do Banco do Brasil, Charles Peyerl, que enviou depoimento em vídeo sobre as condições de trabalho e os desafios na pandemia. Entre as categorias homenageadas, além dos bancários, estão: Saúde (assistência e vigilância); Limpeza Urbana; Segurança (Guarda Municipal do Recife); Comércio (supermercados e farmácias); motoristas e entregadores de aplicativo.
A covid-19 acometeu milhares de trabalhadores, no exercício de suas profissões, e passou a ser considerada também uma doença ocupacional. Os bancos foram um dos locais de trabalho considerados com alto risco de contaminação pela doença, por causa da sua estrutura fechada, sem ventilação natural, com contato com público e muitas vezes com aglomerações.
“Os bancários foram reconhecidos como trabalhadores essenciais durante a pandemia. Entretanto, fomos tardiamente incluídos enquanto prioridade para imunização. Nossa categoria esteve altamente exposta em agências bancárias superlotas, especialmente para garantir o pagamento do auxílio emergencial, exercendo um importante papel social apesar das precárias condições de trabalho. Esse reconhecimento da essencialidade foi fruto de muita luta do Sindicato e, além de sua importância simbólica, garantiu que a categoria tivesse direito à prioridade na vacinação. Agradecemos o reconhecimento e reforçamos o compromisso do Sindicato com a vida dos bancários e das bancárias”, afirma Fabiano Moura, presidente do Sindicato.
Desde agosto de 2020, a Vigilância em Saúde do Trabalhador do Recife vem investigando casos e óbitos de covid-19 que estiveram potencialmente relacionados ao trabalho. Até março de 2022, mais de cinco mil investigações foram realizadas. Desse total, em cerca de 2,2 mil casos foi observada a relação da doença com o trabalho, sendo notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) por meio da ficha de Acidente de Trabalho. Os números seriam ainda maiores se não houvesse subnotificação dos acidentes de trabalho.