Com o início da etapa Agreste, da Caravana dos Bancários no Interior, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco retomaram o debate sobre a importância dos bancos públicos para a população, entre outros temas. Em Bezerros, a entidade lançou um jornal dirigido aos clientes sobre como a Caixa Econômica, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste são essenciais para o desenvolvimento social e econômico no país.
A secretária de Comunicação, Sandra Trajano, destaca que o material foi desenvolvido com o objetivo de conscientizar os usuários dos bancos públicos sobre o papel desempenhado por essas empresas de cunho social. “Trouxemos dados que dialogam com a realidade dessas pessoas, como financiamento de habitação popular, saneamento básico, microcrédito e incentivo à agricultura familiar. Um material visualmente atrativo, com ilustrações e linguagem clara e direta. Estamos estreitando nosso debate junto à população, buscando sensibilizar essas pessoas que estão nas filas do banco para apoiar a nossa luta em defesa dos bancos públicos”, explica Sandra.
O jornal foi reproduzido em tiragem para distribuição em massa, com tiragem inicial de 20 mil exemplares, para distribuição em frente às agências bancárias. A iniciativa integra as ações da campanha em defesa dos bancos públicos e atende à sugestão apresentada pelos bancários da base.
“Realizamos uma pesquisa estadual com os funcionários dos bancos públicos para avaliar a última fase da campanha e orientar as próximas. Então, a indicação da base foi pela continuidade deste processo, focando agora na comunicação externa, para a população, pois sabem que essa é uma luta coletiva. Ouvimos nossa base e implementamos a iniciativa”, afirma o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.
No Interior, o material foi bem aceito pelos clientes dos bancos. A Caravana também realizará a difusão, nesta semana, nas cidades de Gravatá, Vitória de Santo Antão, Limoeiro e Carpina. Na próxima semana, a ação será na Região Metropolitana do Recife.
“A defesa do papel social dos bancos públicos e contra a privatização e o desmonte das empresas públicas é um compromisso que assumimos junto aos bancários ainda na nossa carta programa. Estamos cumprindo essa missão e esperamos contar com a participação dos bancários nas iniciativas que ainda serão realizadas”, conclui o secretário de Bancos Públicos, Ricardo Vaz.
Leia o jornal online: https://bancariospe.org.br/cartilhaapp.asp?codigo=594