O calendário divulgado em edital prevê a divulgação dos nomes dos(as) concorrentes no dia 17 de junho, e votação em sistema remoto, nos dias 20 e 21 de junho.
O Secretário de Bancos Públicos, Ricardo Vaz, ressalta o papel dos(as) delegados(as) sindicais. “É função do delegado sindical promover a organização dos funcionários por unidade, apresentando as demandas dos colegas para o Sindicato, participando ativamente das assembleias e atividades sindicais, e contribuindo para a mobilização dos trabalhadores, especialmente em defesa dos bancos públicos”, pontua.
A quantidade de delegados(as) eleitos(as) por banco será proporcional ao total de funcionários em cada unidade. Os detalhamentos por banco estão disponíveis nos editais.
Entre as garantias que amparam os(as) delegados(as) para que realizem um trabalho independente dos interesses do banco, destacam-se a estabilidade no emprego durante o exercício do mandato de um ano; a irremoção da unidade de trabalho durante o mandato, a menos que haja acordo; e possibilidade de ausência do trabalho, com autorização do gestor, para participar de atividades de natureza sindical.
Para o presidente do Sindicato, Fabiano Moura, a representação de base é fundamental para que os bancários enfrentem os desafios e avancem nas conquistas. “Um dos compromissos da nossa gestão é promover a formação política e realizar um intenso trabalho de base, e isso faremos junto com os(as) delegados(as) sindicais, fortalecendo a nossa unidade e mobilização enquanto categoria”, afirma Fabiano Moura.