Na segunda-feira (11), na sede administrativa do Banco, em Fortaleza (CE), o Comando Nacional dos Bancários, auxiliado pela Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (CNFBNB), iniciou as negociações relativas à Campanha Nacional dos Bancários para a renovação do acordo coletivo específico dos funcionários do Banco.
Participando das negociações, o representante do Nordeste na CNFBNB e diretor do Sindicato, Rubens Nadiel, destaca o que vem sendo apontado nos debates com o Banco.
“Valorizamos o diálogo com os representantes do Banco do Nordeste, mas muito precisa avançar nas mesas de negociações. Queremos fechar um acordo que seja favorável para os funcionários do banco, além da manutenção de todas as cláusulas previstas pela Convenção Coletiva de Trabalho”, afirma Nadiel.
Ainda de acordo com o dirigente sindical, foi solicitada a manutenção do Comitê Covid, porém o Banco argumentou não haver mais necessidade, assegurando a continuidade de todos os protocolos de segurança conquistados pelos representantes dos funcionários durante a pandemia.
Com relação ao teletrabalho, as entidades reivindicaram a criação de uma comissão paritária para tratar do tema, mas o Banco informou já está realizando estudos e que deve concluir um projeto piloto até o final de agosto. O Banco do Nordeste se comprometeu ainda a apresentar uma prévia do projeto na próxima reunião, agendada para sexta-feira (15).
“Uma das preocupações que os companheiros da CNFBNB apresentaram foi com a gestão e a sustentabilidade do programa Crediamigo, que no nosso entendimento deveria ser internalizado pelo Banco do Nordeste. Defendemos um banco forte, que cumpra o seu papel no desenvolvimento regional, com mais funcionários e agências”, afirma o secretário de Bancos Públicos, Ricardo Vaz.
A representação do Banco do Nordeste informou que tem ingerência sobre o programa e que está analisando sua gestão da melhor forma possível. Após rodada de negociação, a direção do Banco do Nordeste afirma que tem predisposição para dialogar com as entidades, mas que também está acompanhando o desenrolar das negociações com os demais bancos e com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).