Na última quinta-feira (14), a primeira reunião entre a Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE) e o banco, tratou de pautas específicas dos empregados da Caixa, como a apuração rigorosa das denúncias de assédio sexual, o combate efetivo a qualquer tipo de assédio na Caixa e condições de trabalho.
O banco apresentou um novo canal de denúncias de assédio moral e sexual – o Diálogo Seguro Caixa, e a Comissão vai estudar a fundo o funcionamento do canal.
“A Caixa demonstrou estar comprometida em colocar canais à disposição das empregadas para acolhê-las e fazer esse debate sobre o combate ao assédio moral. Essa foi uma sugestão dos diretores presentes na mesa. Mas, nós exigimos que seja inserida a participação dos representantes dos empregados nestes canais de apuração para garantirmos a lisura do processo e um canal seguro para essas denúncias”, afirma a representante do Nordeste na CEE/CAIXA e secretária-Geral do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Cândida Fernandes.
De acordo com a CEE/Caixa, os casos de assédio moral, que inclusive foram praticados contra Pessoas Com Deficiência, já estão comprovados em aúdios e vídeos e devem ser punidos com rigor da lei. “Precisamos entender que além de afetar o corpo funcional, que é a parte mais importante dessa empresa pública tão necessária para o Brasil, a imagem da Caixa também foi afetada. A punição dos culpados e a implementação desse canal, com participação dos empregados, são os primeiros passo para reparação”, completa Cândida.
Na avaliação do coordenador da CCE/Caixa, Clotário Cardoso, os representantes dos empregados da Caixa estão num bom caminho das negociações. “Este modelo de canal de denúncias será estudado, aperfeiçoado e vamos negociar para que seja incluído nas cláusulas do Acordo Coletivo”, informou.
A próxima reunião está marcada para o dia 20 de julho (quarta-feira).
Calendário das rodadas de negociação:
20/7 (quarta-feira)– condições e jornada de trabalho e teletrabalho
21/7 (quinta-feira) – Saúde do Trabalhador e Saúde Caixa
25/7 (segunda-feira) – Teletrabalho
27/7 (quarta-feira) – Funcef e benefícios
2/8 (terça-feira) – Pendências