A Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários de Pernambuco destaca a importância da entidade sindical no processo de homologação das rescisões contratuais dos bancários, já que a análise da demissão vai muito além dos cálculos indenizatórios.
Para o secretário de Assuntos Jurídicos, Flávio Coelho, procurando o Sindicato é possível esclarecer as dúvidas e receber a assistência jurídica necessária para a garantia de todos os direitos. “Em caso de demissão, pedimos que os bancários e as bancárias comuniquem o desligamento ao jurídico do Sindicato para, inicialmente, verificarmos a regularidade dessa demissão, e o correto pagamento dos seus direitos . Estamos à disposição da categoria em todos os momentos, inclusive neste momento de vulnerabilidade que representa a demissão”, afirma Flávio Coelho.
Apesar da ausência de obrigação para a realização da homologação no Sindicato, mudança provocada pela negativa Reforma Trabalhista, a entidade tem autonomia para, tendo ciência da demissão do funcionário, realizar a análise da vida bancária e, se necessário, acionar as medidas jurídicas cabíveis.
“O setor bancário, de forma recorrente, demite funcionários adoecidos ou em estabilidade. Mas, somos referência para o país em relação ao número de reintegrações conquistadas, garantindo que os bancos cumpram com suas obrigações e não prejudiquem os trabalhadores. Vamos permanecer vigilantes e defender a nossa categoria”, enfatiza o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.