Número de mulheres candidatas nas eleições bate recorde

As candidaturas femininas bateram recorde este ano, com 33,3% dos registros nas esferas federal, estadual e distrital. As mulheres representam 53% do eleitorado do país, o que corresponde a 82 milhões de votantes, e podem fazer a diferença nas eleições.
“Somos a maioria do eleitorado brasileiro, avançamos no número de candidaturas, mas ainda estamos sub representadas nos espaços de poder. Por isso, é muito importante o trabalho de formação política e empoderamento das mulheres para transformarmos esta realidade”, aponta a secretária da Mulher do Sindicato, Alzira Cavalcanti.
Atualmente, as mulheres ocupam apenas 17,28% das cadeiras no Senado. Já na Câmara Federal, dos 513 eleitos no último pleito, 77 são do sexo feminino. Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, apenas dez deputadas ocupam uma das 49 cadeiras do Parlamento Estadual.
A Lei 12.034, de 2009 assegura o percentual mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Além disso, destina pelo menos 30% dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, bem como do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, para as mulheres. 
Um dos obstáculos para a ampliação da representação feminina na política tem sido a presença das “candidatas laranjas”. Para cumprir com a cota estabelecida pela lei, alguns partidos lançam candidaturas inverídicas, com supostas candidatas que, na prática, não se lançam à disputa de votos.
“O número de mulheres que se candidataram nas eleições deste ano é o maior das últimas três eleições gerais. Também aumentamos o número de candidatas indígenas e pretas. Sem dúvidas, neste universo de candidaturas, temos nomes capacitados e competitivos para ganhar as eleições”, conclui Alzira Cavalcanti.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi