Sobre o ocorrido na madrugada deste sábado (12), quando um grupo de bolsonaristas atacaram o Centro de Formação Paulo Freire, localizado no assentamento Normandia, em Caruaru, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco repudia veementemente a ação contra o local. Em atitude covarde, os criminosos invadiram o espaço e vandalizaram com pichações escrito MITO e símbolos da suástica nazista, além de incendiar a casa de moradia da coordenadora do Centro, que ficou parcialmente queimada, gerando grande prejuízo.
Lamentavelmente não é a primeira vez que ações diretamente ligadas ao desgoverno Bolsonaro, que busca o fim das atividades do assentamento Normandia e do Centro de Formação Paulo Freire, são efetivadas. Em 2019, quando Bolsonaro assumiu a presidência, uma ação de despejo foi entregue aos responsáveis do local, mas diante da pandemia e da corrente de apoio, o processo continua parado.
A não aceitação por parte dos bolsonaristas diante vitória democrática de Lula nas últimas eleições está gerando uma onda de ações criminosas pelo país. Ações como esta no Normandia e o financiamento empresarial aos piquetes que ocorrem pelo país são inaceitáveis.
Ante à criminalidade e ao desrespeito ao processo democrático, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco se solidariza aos companheiros de luta e resistência, que agem pelos mais carentes e por uma país mais justo e igualitário.