Sindicato reverte desligamentos de bancários do Itaú e Bradesco

Em defesa do emprego, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco tem conquistado reintegrações e também revertido administrativamente processos de desligamento nos bancos. Os três casos mais recentes ocorreram nos bancos Itaú e Bradesco.
Jonatan Justino, com nove anos de trabalho dedicados ao Bradesco, foi demitido, apesar de bater metas e estou com doença ocupacional. Com Síndrome do Túnel do Carpo, bursite e tendinite, o banco desligou o bancário, desrespeitando o trabalhador e a legislação trabalhista.
“Não deram nenhuma justificativa para minha demissão. Eu vinha cumprindo os programas de objetivo do banco, fazendo meu papel como bancário, mas a demissão veio quando eu menos esperava. Agora, é uma nova etapa, um novo início. Continuo afastado das minhas atividades, mas após meu período de licença volto ao trabalho”, comenta Jonatan.
Bancário do Itaú, Alexandre Lúcio também recebeu comunicado de desligamento das suas atribuições como Agente de Negócios – Caixa em outubro, com alegação de falta de performance dentro do banco. “Tive grande apoio do Sindicato em todas as etapas para essa conquista. Neste momento, ficamos confusos, sem saber o que fazer, e o Sindicato nos auxilia para que essa vitória chegue o mais rápido possível. Nos dedicamos muito e, mesmo em tratamento, realizando fisioterapia e outros procedimentos para melhorar os problemas que aparecem pela execução repetitiva de atividades, o Itaú me demitiu”, ressalta Alexandre.
Glauber Nascimento foi demitido após 15 anos de dedicação ao Bradesco, onde exerce a função de Gerente Pessoa Jurídica. Com a comprovação da Síndrome do Túnel do Carpo, lesões nos ombros e cotovelos, o Sindicato conseguiu o cancelamento da demissão. O secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Flávio Coelho, afirma que a entidade está preparada e de portas abertas para auxiliar os bancários.
“Não ficamos de braços cruzados diante dessas demissões arbitrárias. Temos uma equipe jurídica preparada, assim como nossa Secretaria de Saúde, para auxiliar esses bancários que precisam da orientação necessária para dar andamento no processo de reintegração ou cancelamento da demissão. Reforçamos nosso compromisso na defesa dos direitos, saúde e emprego dos bancários”, afirma Flávio.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi