Em 2022, a Secretaria de Saúde do Sindicato dos Bancários de Pernambuco registrou aproximadamente 470 aberturas de Comunicação de Acidente de Trabalho (CATs). O levantamento aponta que os bancos privados são os causadores da maior fatia das CATs abertas pelo Sindicato, mas com registros, também, de casos nos bancos públicos.
A parceria entre o referido setor e a Secretaria de Assuntos Jurídicos da entidade resultou em mais de uma dezena de empregos bancários garantidos no último ano, após o Sindicato dos Bancários de Pernambuco conquistar reintegrações ou reverter demissões por via administrativa.
As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são os causadores do maior número de registros de CATs pelo Sindicato. Porém, em 2022, o levantamento registrou um número considerável de casos psiquiátricos, além de registros por covid-19, assalto e típico (como acidente dentro da agência ou no percurso até o trabalho).
O secretário de Saúde do Sindicato e presidente em exercício, Alan Patrício, reforça sobre a importância do comparecimento na entidade para realizar os procedimentos necessários diante qualquer problema com o banco.
“Estamos fazendo um alerta aos bancários sobre a importância
do acompanhamento médico, do tratamento específico e da emissão da Comunicação
de Acidente de Trabalho. Em determinados casos, muitos trabalhadores acreditam
não ter sofrido nenhum trauma, físico ou psicológico, durante a realização das
suas funções, mas é preciso avaliar corretamente cada caso e temos uma equipe
experiente neste sentido”, alerta Alan.
Outro fator relevante identificado nos registros feitos no Sindicato é que as bancárias são as mais acometidas por problemas de saúde relacionados ao exercício das funções nos bancos públicos e privados. Sobre reintegrações e cancelamentos de demissões, em todos os casos a entidade conseguiu comprovar o adoecimento ocupacional dos trabalhadores e situações de estabilidade previdenciária.
No ranking dos bancos que mais geram aberturas de CATs pelos seus funcionários aparece em primeiro lugar o Itaú, seguido pelo Bradesco e o Santander. Nos bancos públicos, o banco que aparece na frente é o Banco do Brasil.