Bancários realizam Dia Nacional de Luta (14/2) pela redução da taxa básica de juros

Em adesão ao Dia Nacional de Luta pela redução da taxa básica de juros, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizará um ato público de protesto nesta terça-feira, 14 de fevereiro, a partir das 9h, em frente ao Banco Central, na Rua da Aurora, no Recife.
A taxa básica de juros da economia, a Selic, traz repercussões para a economia e a política nacional.  Os juros altos atrapalham a economia como um todo, por inibir investimentos e compras, além de comprometer o orçamento do governo, pois quanto mais alto estão, mais a União gasta para arcar com sua dívida. Assim, sobra menos dinheiro para construir escolas, hospitais, gerar empregos e renda.
De março de 2021 a agosto de 2022 – durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) – , o Copom aumentou a taxa básica de juros 11 vezes seguidas por conta da inflação. A Selic, que estava em 2% ao ano, atingiu 13,75% ao ano, e assim permanece desde então.
Por isso, nesta terça-feira (14), os bancários de todo o país realizam um Dia Nacional de Luta para denunciar que quem lucra com os altos juros no Brasil são os grandes bancos.”A forma como essa taxa tem sido usada pelo BC, órgão que tem autonomia ante o governo federal, não garantiu uma inflação dentro da meta e tem impedido o crescimento da economia ao dificultar a retomada dos investimentos públicos e o reforço de programas de transferência de renda aos mais pobres, como o Bolsa Família”, afirma Fabiano Moura, presidente do Sindicato. 
Também como parte do dia de luta, a categoria organiza em nível nacional um tuitaço para o dia 14 de fevereiro, com a hashtag #JUROSBAIXOSJÁ .

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi