O Comitê Popular de Luta dos(as) Bancários(as) de Pernambuco realizou, nesta quarta-feira (1/3), a primeira reunião de planejamento para retomada das ações de mobilização no ano de 2023. O objetivo é contribuir com a reconstrução do país e dialogar com a população nos espaços públicos sobre como a política e a economia impactam diretamente nas vidas das pessoas.
“Os bancários assumiram o compromisso de contribuir para o desenvolvimento social e a redução das desigualdades no país. Sem dúvidas, esse processo passa pela formação voltada à população mais carente, sem acesso à educação e aos outros direitos básicos. Então, vamos levar informações relevantes para essas pessoas, numa linguagem popular, para que todos possam compreender, por exemplo, o que significa a alta taxa de juros no bolso do trabalhador e quem ganha e quem perde com essa política”, explica o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura.
O calendário de ações conta com participação dos membros do Comitê em fóruns de debate nacionais e estaduais, panfletagem em mercados públicos e locais de grande circulação de pessoas, além da participação em atos para o fortalecimento da democracia. A retomada das atividades será marcada pela realização de um ato público no próximo dia 25 de março, em local e horário a serem divulgados posteriormente.
“Estamos atentos à nova fase iniciada na condução política e econômica do país e, preservando a autonomia do nosso Comitê de Luta frente aos governos em todas as esferas, vamos cobrar a implementação de políticas públicas que atendam aos interesses da classe trabalhadora”, afirma o coordenador do Comitê Popular de Luta dos Bancários, Expedito Solaney.