
Encerrando as ações do mês de março de luta das mulheres, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, por meio da Secretaria da Mulher, participou do Seminário Basta! Não irão nos calar, realizado no dia 22/3, promovido pela Contraf-CUT. A atividade de formação abordou o histórico de luta e conquistas do projeto em vigor, que oferece acolhimento e assessoria jurídica para bancárias vítimas de violência doméstica.
Na ocasião, Alzira Cavalcanti, Secretária da Mulher do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e Coordenadora do Projeto Basta em Pernambuco, junto à Dra. Margareth na área jurídica, compartilharam as experiências sobre a implementação do canal no Estado.
“Apresentamos a estrutura de atendimento que está pronta no nosso Estado, compartilhamos nosso trabalho de conscientização na base, e pontuamos o planejamento de novas estratégias para chegarmos ainda mais próximas das bancárias. O “Projeto Basta” chegou num momento muito importante para apoiar essas mulheres, pois após o governo Bolsonaro retirar direitos das mulheres, tivemos um aumento da violência e do feminicídio. Aqui, estamos de portas abertas para orientar as bancárias que estão em situação de violência doméstica”, afirma Alzira Cavalcanti.
O projeto Basta! foi desenvolvido pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, aderido pela Contraf-CUT, e implantado em Pernambuco no ano de 2022. Para formação das mulheres responsáveis pelos atendimentos nas entidades, foram discutidos temas como desigualdades, atendimento humanizado e Lei Maria da Penha, fortalecendo o combate à violência contra a mulher. O canal exclusivo de atendimento para bancárias vítimas de violência doméstica em Pernambuco é o whats app: (81) 97347-3585.