COE Santander acompanhará de perto mudanças anunciadas pelo banco

O Santander comunicou, no dia 22 de março, que fará uma revisão nas nomenclaturas dos cargos dos bancários. A alteração da nomenclatura não implicará em mudança salarial.
Segundo o Santander, as alterações visam dinamizar e agilizar as decisões, bem como alcançar mais horizontalidade. Para o movimento sindical, as mudanças só resultarão em mais dinâmica e agilidade se forem acompanhadas da revisão de processos internos, e se houver de fato valorização das pessoas.
A representante do Nordeste na COE Santander, Tereza Souza, destaca que o movimento sindical acompanhará de perto as mudanças. “Só teremos condições de avaliar impactos para os trabalhadores quando as alterações estiverem em prática. Nossa preocupação é que não fiquem apenas atreladas aos nomes, mas que o banco ofereça condições concretas para as pessoas trabalharem, com valorização dos bancários”, afirma Tereza Souza.
Os cargos atuais sem gestão de pessoas serão chamados de Especialista, com divisão em quatro segmentos. Esse será o caso de Analistas em geral, gerentes de contas e de relacionamento. Para aqueles que fazem gestão de equipes e as mobilizam, como gerentes-gerais e gerentes administrativos, a nova nomenclatura será Líder. No caso dos funcionários que definem e direcionam estratégias, e formam novos líderes, como os Superintendentes, o banco passará a tratar por Head. Por fim, funcionários responsáveis por tomada de decisões, a exemplo de diretores, vice-presidentes e presidentes, receberão a nova nomenclatura de Sócios. 
 
PERNAMBUCO

A Superintendente de Relações Sindicais do Santander, Fabiana Ribeiro, esteve no Recife e na ocasião recebeu representantes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Entre outras pautas, os representantes dos funcionários questionaram a situação de um bancário reintegrado que tem se deslocado 150km por dia para cumprir a atividade exigida pelo banco, o que poderia caracterizar assédio. Outro ponto tratado foi sobre a qualidade da água disponibilizada para consumo dos trabalhadores, pois há registro de agências com caixas d`água sem limpeza e água imprópria. O banco se comprometeu de avaliar e apresentar soluções para as demandas apresentadas.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi