Paulo Câmara é empossado como presidente do Banco do Nordeste



O ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, tomou posse da presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) na manhã desta quarta-feira (29), após nomeação feita pelo Conselho de Administração da entidade. A indicação para o cargo havia sido anunciada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no início de fevereiro.

“É importante para o Banco do Nordeste que se tenha chegado a uma definição sobre o novo presidente e que este representante esteja alinhado ao campo democrático. Esperamos que o funcionalismo possa voltar a ser ouvido em suas demandas e que o fortalecimento do Banco do Nordeste no seu papel social de desenvolvimento seja prioritário nesta gestão”, avalia o dirigente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e membro da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, Rubens Nadiel.

O nome de Câmara para assumir o cargo na gestão do BNB era discutido desde o início do ano, mas a nomeação esbarrava em uma regra da Lei das Estatais, suspensa neste mês no Supremo Tribunal Federal (STF), que proibia a indicação para estatais de integrantes de partidos ou pessoas que atuaram em eleições.

Além de ter governado Pernambuco por duas vezes (entre 2015 e 2022) pelo PSB, Câmara foi funcionário de carreira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), é formado em economia pela Universidade federal de Pernambuco (UFPE) e tem mestrado na mesma área.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi