Encontro com Delegados(as) Sindicais definirá calendário de lutas em defesa dos bancos públicos

No próximo dia 14 de abril, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realiza o Encontro com Delegados(as) Sindicais dos bancos públicos. A atividade formativa tem o objetivo de provocar o debate sobre o modelo de banco público que queremos no Brasil, assim como definir uma pauta de compromissos e uma agenda de ações com os representantes de base. O evento será realizado no Kastel Manibu Recife Hotel, das 8h30 às 14 horas.
Esta será uma oportunidade para os bancários se atualizarem sobre o atual cenário político e econômicos do Brasil e as perspectivas para os bancos públicos considerando os compromissos assumidos pelo atual governo. 
“Queremos analisar os impactos do desmonte que atingiu as empresas públicas nos últimos anos, refletir sobre o potencial da Caixa, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e BNDES, e traçar uma estratégia coletiva para este momento de retomada do papel social dessas empresas. Com unidade entre os empregados podemos cobrar o fortalecimento das empresas públicas e contribuir para a reconstrução do Brasil”, aponta o secretário de Bancos Públicos, Ricardo Vaz.
Nos últimos anos, a política imposta aos bancos públicos foi de abandono da responsabilidade com o desenvolvimento econômico e social do país, desconsiderando, inclusive, a necessidade de equilibrar o desenvolvimento regional e socioeconômico, e foco na atuação como bancos privados, visando obter lucros rapidamente. 
“Além da capacidade institucional de refazer-se em seu papel social e econômico, os bancos públicos têm um grande patrimônio humano. Os trabalhadores, mais uma vez, podem fazer a diferença. O momento político que vivemos, mais do que nunca, exige que as organizações sindicais do ramo financeiro aprofundem o debate sobre o papel estratégico dos bancos públicos no país; reforcem a cobrança aos bancos para resgate da valorização dos(as) trabalhadores(as) dessas instituições e formulem propostas e ações políticas capazes de avançar em direitos para a classe trabalhadora, em defesa de bancos públicos que atuem com participação social e não apenas atuando na lógica do mercado”, conclui o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi