Sindicato conquista proposta para Ação do Anuênio do Banco do Brasil estimada em mais de 10 milhões

Na última quinta-feira (18/5), o Sindicato dos Bancários de Pernambuco participou de reunião de conciliação com representantes do Banco do Brasil, para iniciar tratativas formais de um acordo na Ação do Anuênio, que envolve mais de mil bancários, com valor estimado em mais de 10 milhões. O processo em questão (nº 0073400-27.2000.5.06.0011) está em negociação no Cejusc do 2º Grau, com mediação da desembargadora Solange Moura de Andrade. O acordo só será homologado após assembleia da categoria, que será convocada em breve, e anuência individual dos representados, ativos e desligados. Nos próximos dias, o Sindicato disponibilizará um sistema para consulta online com todas as informações das propostas individuais.
Participaram da reunião realizada na Semana Nacional de Conciliação, Alessandra Farias (gerente-geral da Assessoria Jurídica do Banco do Brasil), Aline Alencar (advogada do banco), e Surama Luna (preposta da instituição). Da parte do Sindicato, participaram o presidente, Fabiano Moura, o representante do jurídico, Flávio Coelho, além dos advogados do sindicato, João Batista e Margaret Santos.
“O Cejusc recebeu de forma bastante positiva a proposta de conciliação entre o Sindicato e o Banco do Brasil, em especial por se tratar de uma ação que tramita na Justiça do Trabalho há 23 anos. Conforme acordado, todas as informações financeiras necessárias para avaliação da proposta pelos bancários serão disponibilizadas antes do período de adesão ao termo de aceite, que será individual, garantindo um processo transparente e democrático”, afirma o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.
A Ação do Anuênio busca a recomposição do anuênio à remuneração dos funcionários, assim como as diferenças salariais vencidas até a efetiva implantação, que foi suprimido quando da data-base da categoria, em setembro 1998. Caso o bancário decida por não aceitar a proposta individual que será apresentada, continuará representado no processo que voltará a tramitar no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Flávio Coelho, ressalta o empenho da entidade para conquistar a melhor proposta para os bancários e esclarecer o grupo composto por mais de mil representados. “Temos bancários da ativa, desligados e herdeiros habilitados contemplados neste acordo. Então, estamos desenvolvendo um sistema de consulta online, vamos realizar uma assembleia para esclarecimentos e, em seguida, anunciar o período para assinatura dos termos individuais de anuência e envio dos documentos necessários”, conclui Flávio Coelho.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi