Sindicato conquista acordo que beneficia mais de 1 mil bancários na ação do anuênio BB

Após autorização, por 91% dos votos em assembleia virtual, para realização de processos de acordo individual na ação do Banco do Brasil, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco iniciou a fase de recebimento dos termos de anuência e da documentação dos funcionários que aceitaram a proposta do banco. Entre os dias 1º e 9 de junho, mais de 600 bancários representados no processo nº 0073400-27.2000.5.06.0011, da ativa e desligados, firmaram o acordo por meio da secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato.
Este 1º lote será endereçado ao banco, que providenciará a liquidação dos valores devidos. Durante a reunião de conciliação no CEJUSC, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-6), em Pernambuco, o Banco do Brasil apresentou comprovação da reserva de valores necessária para realizar o pagamento célere dos acordos.
Com tramitação na Justiça do Trabalho há 23 anos, as propostas apresentadas pelo BB, para representados que o banco não têm contestações, atingiram valores médios entre 75% e 80%. Todos os valores foram detalhados no sistema de consulta online disponível no site do Sindicato.
“O alto percentual de aceitação coletiva do processo, assim como das propostas individuais, mostram que os bancários reconhecem que o acordo garante bons termos. Todo o processo de conciliação tem o respaldo da Justiça do Trabalho, por meio da CEJUSC, e tem sido feito de forma transparente e democrática”, afirma o presidente do Sindicato Fabiano Moura.
A Ação do Anuênio busca a recomposição do anuênio à remuneração dos funcionários, assim como as diferenças salariais vencidas até a efetiva implantação, que foi suprimido quando da data-base da categoria, em setembro de 1998. Caso o bancário decida por não aceitar a proposta individual, continuará representado no processo que voltará a tramitar no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
“O primeiro lote de acordos foi fechado no dia 9 de junho, mas a entidade continuará recebendo a documentação e o termo de anuência daqueles que desejarem aceitar a proposta ao longo do mês de junho”, explica o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Flávio Coelho.
Os bancários que não receberam proposta continuarão com a ação tramitando na Justiça, com retorno do processo ao TST. A Secretaria de Assuntos Jurídicos enviou acusação de recebimento para todos os bancários que mandaram o termo por e-mail até 17h, do dia 9 de junho. Caso não localize o retorno, o bancário deve entrar em contato pelo telefone 3316-4218/4219 ou whatsapp 9115-9215.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi