Audiência Pública em Arcoverde debate impactos do fechamento da PSV do BB

 
Na noite da terça-feira (20), o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores do município de Arcoverde, Sertão do estado, para mobilizar funcionários, políticos e população contra os impactos negativos do fechamento das Plataformas de Serviços em Valores (PSV) do Banco do Brasil em Arcoverde e Garanhuns e pelo  fortalecimento das empresas públicas.
Entre as consequências negativas do fechamento da plataforma estão a realocação dos bancários com  rebaixamento de função; demissão dos vigilantes e trabalhadores de serviços gerais; possível precarização do atendimento à população; risco de  desabastecimento de dinheiro nas agências bancárias e caixas eletrônicos da Região; e impactos negativos para a economia local.
A secretária de Administração do Sindicato e funcionária do BB, Andreza Camila, destaca o compromisso assumido pelos vereadores de Arcoverde frente à pauta apresentada pelo Sindicato em reunião no dia 19 de junho e durante a  Audiência Pública.
“Apresentamos o que está acontecendo neste momento, que pegou o movimento sindical de surpresa.  Não enxergamos nenhum ponto positivo com o fechamento das PSVs, apenas prejuízos para bancários, trabalhadores e para a  economia do município. Os vereadores se comprometeram a assinar um documento que reforça a importância deste setor do BB em Arcoverde, que vamos encaminhar para deputados, senadores e demais órgãos que defendem a classe trabalhadora e que possam nos ajudar neste processo contra a orientação do Banco Central ”, reforça Camila.
Em Arcoverde, dirigentes do Sindicato realizaram no dia anterior ao da  Audiência Pública uma reunião com funcionários do Banco do Brasil, retardando em 1h as atividades na agência, mostrando para os bancários os riscos do fechamento das PSVs e realizando o convite para participação na Audiência. Após a  reunião, um ato foi realizado em frente ao Banco do Brasil, com distribuição de panfletos e falas em defesa do papel social  das empresas públicas. Um carro de som também circulou na cidade, passando mensagem para comerciantes e moradores. 
O fechamento das PSVs, após relatório do  Banco Central, retira do  Banco do Brasil a atividade de transporte de valores, beneficiando transportadoras que irão assumir o serviço terceirizado.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi