
Na última quinta-feira (22), a Caixa Econômica Federal realizou um momento de integração com os novos empregados, convocados do último concurso realizado em 2024. A atividade formativa contou com a participação de dirigentes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, que foram convidados pela empresa pública para apresentar a atuação da entidade.
Foram 24 novos empregados que participaram do momento de integração, sendo seis lotados em Recife e os demais na Bahia, Alagoas e Sergipe.
Para secretária de Formação do Sindicato e empregada da Caixa, Georgina Ramo, a chegada de novos empregados fortalece a empresa 100% pública e também a luta da categoria.
“Encontrar os novos empregados e conversar sobre temas importantes para nós, trabalhadores, é sempre importante. A Caixa é um banco que possui muita representatividade para o país e para os brasileiros, e os empregados fazem parte deste processo. Para que nossa categoria continue forte nas mesas de negociações, vamos precisar contar com todos os empregados, novos e antigos, para juntos garantirmos a manutenção das nossas conquistas”, comenta Georgina.
Temas como o papel do Sindicato, a importância de ser sindicalizado, a força das representações dos trabalhadores nas mesas de negociações e mesas permanentes, a importância da defesa de uma Caixa 100% pública e do Saúde Caixa foram abordados pelas dirigentes durante a atividade de integração. Além disso, a campanha de combate ao assédio moral e o Dossiê sobre o adoecimento dos bancários em Pernambuco também foram apresentados ao grupo.
“Este espaço proporciona um primeiro contato do Sindicato com os novos empregados. Para nós é muito importante que os trabalhadores e trabalhadores se sindicalizem e contribuam com a luta da categoria, mas, principalmente, que se engajem para garantir os direitos. Este grupo, por exemplo, está entrando sem o direito ao Saúde Caixa na aposentadoria. Por isso, reforçamos a defesa do princípio da isonomia, que é uma pauta constante da nossa luta”, afirmou a secretária de Cultura, Esportes e Lazer e empregada da Caixa, Susana Morais.