
Nesta quinta-feira (26/6) e sexta-feira (27/6), acontece o processo eleitoral, online, para escolha dos(as) Delegados(as) Sindicais, com link para votação disponível no site do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. As listas com os nomes dos(as) candidatos(as) da Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e BNDES foram publicadas no dia 10 de junho, também no site da entidade – CANDIDATOS(AS) e estão disponíveis no final desta matéria.
O presidente do Sindicato, Fabiano Moura, conta com os(as) bancários(as) de Pernambuco neste processo para eleger os(as) representantes de base, continuando assim o trabalho de aproximação e organização da categoria nos locais de trabalho.
“O contato direto com a base é de extrema importância para o trabalho realizado pelo Sindicato. Os(as) Delegados(as) Sindicais fazem essa ponte com a entidade, trazendo as demandas da categoria para serem debatidas, formulando propostas e construindo caminhos para o fortalecimento dos bancários em Pernambuco. Ter representantes comprometidos(as) com a luta pela garantia de direitos é fundamental”, comenta Fabiano.
O anúncio dos(as) eleitos(as) acontece no dia 30 de junho e o Seminário de Posse dos(as) novos(as) Delegados(as) Sindicais será no dia 18 de julho, a partir das 13h, no Auditório do Sindicato, tendo, no primeiro momento, uma análise de conjuntura política, seguida de diálogos sobre pautas específicas por banco. No mesmo dia, após o Seminário, a partir das 19h, acontece o Encontro Estadual dos Bancários, também no Auditório da entidade.
Durante o período como Delegado(a) Sindical, o(a) bancário(a) possui estabilidade, não podendo ser demitido(a) neste intervalo de tempo e nem ser removido(a) para outra unidade, ocorrendo apenas se houver acordo com o(a) Delegado(a). “Essa garantia possibilita a autonomia dos representantes, para que possam exercer seus mandatos em sintonia com os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras. Neste primeiro momento de encontro, no Seminário de Posse, construiremos propostas a partir da realidade de cada banco para serem levadas à Conferência Regional da Fetrafi-NE”, afirma o secretário de Bancos Públicos do Sindicato, Ricardo Vaz.
Os(as) delegados(as) em exercício permanecem na função até 30 de junho de 2025. Já os(as) eleitos(as) vão assumir no dia 1º de julho, pelo período de um ano, com exceção para os(as) Delegados(as) eleitos(as) da Caixa Econômica, que terão mandato de dois anos, conforme Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Caixa aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) – CONTRAF 2024/2026. “Estamos na luta para que o mandato por dois anos seja válido para todos os bancos, para consolidar o trabalho que cada delegado(a) realiza junto à sua base. Conseguimos essa conquista no acordo aditivo da Caixa e é o nosso objetivo também para o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e BNDES”, concluiu Fabiano Moura.