
O Sindicato dos Bancários de Pernambuco vai realizar um encontro com os(as) novos(as) delegados(as) sindicais eleitos(as) no próximo dia 18 de julho, a partir das 13h, na sede da entidade.
A atividade, que é organizada pela Secretaria de Bancos Públicos do Sindicato dos Bancários, contará com debates importantes para os(as) participantes, com contribuição do coordenador estadual do MST, Paulo Manssan. “Vamos ter a oportunidade de debater a conjuntura política com um militante que atua na base social do nosso país. Sem dúvidas, será um espaço para trocas que ajudam na construção de saídas viáveis para nossa luta”, afirma o presidente Fabiano Moura.
A programação também prevê a divisão de grupos para tratar e apresentar propostas específicas por bancos. O objetivo é construir propostas para o Encontro Estadual dos(as) Bancários(as) de Pernambuco, que acontece no mesmo dia (18/7), logo após a atividade com os(as) eleitos(as), às 19h, com a participação de bancários(as) de bancos privados, que farão a construção das pautas de reivindicações dos(as) bancários(as) do Itaú, Bradesco e Santander.
O Secretário de Bancos Públicos do Sindicato, Ricardo Vaz, fala sobre o contexto atual e as dificuldades que deverão ser enfrentadas nos próximos anos.
“Vamos realizar uma forte análise de conjuntura, trazer a realidade para dentro do encontro com os(as) delegados(as), reforçando o compromisso do Sindicato em sempre estar atento ao que vem acontecendo na categoria bancária. Precisamos debater temas como, por exemplo, assédio, pressão e adoecimento das bancárias e bancários, que vêm sofrendo cada vez mais ao passar dos anos”, comenta Ricardo.
O(A) Delegado(a) Sindical eleito(a) possui estabilidade, não podendo ser demitido(a) neste intervalo de tempo e nem ser removido(a) para outra unidade, ocorrendo apenas se houver acordo com o(a) Delegado(a).
O mandato para os(as) delegados(as) do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será de 1 ano (2025-2026). Já os(as) delegados(as) da Caixa Econômica terão mandato de 2 anos (2025-2027), conforme Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) – CONTRAF 2024/2026.