Sindicato dos Bancários participa de Seminário sobre Economia Criativa e Educação Popular

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco, entidade filiada ao Conselho de Educação Popular da América latina e Caribe – CEAAL Brasil, participou nos dias 23 e 24 de julho, do Seminário Economia Criativa Com Raiz: Educação Popular para o Trabalho Solidário, realizado em Olinda (PE). A atividade contou com expressiva participação dos representantes de organizações sindicais, redes de educadores e educadoras populares de Pernambuco e movimentos sociais.
No centro dos debates, a importância da educação popular para a economia solidária e a troca de experiências das organizações presentes, entre elas SOS Corpo, Sindicato dos Bancários, Sinttel, Equip, Fetape e CUT-PE. “Após dois dias de debates, construímos coletivamente uma carta manifesto que será apresentada na Assembleia CEAAL Latino Americano, com indicativo da economia solidária e educação popular como bases fundamentais para o processo de um outro Brasil possível, que respeite as relações humanas, saúde, bem-viver. É um enfrentamento ao sistema capitalista opressor e desumano”, ressalta o secretário de Administração do Sindicato dos Bancários, Geraldo Times.
Além das reflexões e momentos de debate, o Seminário reservou um momento para uma homenagem à comunicadora e educadora popular Manina Aguiar, que faleceu neste mês de julho, deixando um importante legado de militância em defesa dos direitos humanos, das mulheres e das juventudes.
 A carta-manifesto aprovada no Seminário destaca a grave crise mundial provocada pelo colapso do modelo capitalista, seus impactos para a natureza e relações humanas, posicionou-se contra o avanço do fascismo e do imperialismo, e declarou apoio ao governo Lula, na defesa da soberania nacional. Além disso, fez a defesa da participação ativa dos movimentos sociais na COP30 e do reforço ao Plebiscito Popular 2025.
Por ocasião do período de votação do Plebiscito Popular, o Seminário também recebeu a urna do Comitê Popular de Luta dos Bancários, tornando-se ponto de coleta de votos em apoio ao fim da escala 6×1 e à taxação dos super-ricos.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi