O Sindicato dos Bancários de Pernambuco repudia o Banco Santander em razão de sua prática antissindical, com investida judicial contra campanha legítima realizada pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região (Seeb-BH) em adesão à campanha nacional “Você está sendo enganado”.
A ação judicial busca silenciar a denúncia de abusos cometidos pelo Santander e atacar uma entidade sindical que cumpre o seu papel constitucional de representar e defender os direitos dos bancários e bancárias. Nos solidarizamos ao SEEB-BH, ressaltando que a entidade, reconhecida em mesa de negociação como integrante do Comando Nacional dos Bancários, deve ter o direito à liberdade e autonomia sindical garantido.
Esta não é a primeira vez que o Banco espanhol Santander utiliza recursos jurídicos no Brasil para tentar intimidar a ação responsável de entidades sindicais. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco também chegou a ser alvo de judicialização durante campanhas que denunciaram precárias condições de trabalho e a ganância dos bancos.
Não aceitaremos ataques ao direito Constitucional de liberdade sindical e tentativas de cerceamento à livre manifestação em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do Ramo Financeiro.
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE PERNAMBUCO
5 DE AGOSTO DE 2025