
A delegação de funcionários do Banco do Nordeste de Pernambuco participou, nos dias 15 e 16 de agosto, do 30º Congresso Nacional do BNB, realizado Em Fortalece (CE). Ao longo dos dois dias de debates os palestrantes e representantes dos trabalhadores destacaram a necessidade de fortalecer o papel social e de desenvolvimento regional do banco, assim como a sustentabilidade de dois patrimônios importantes do funcionalismo, a Camed e a Capef.
“O Banco do Nordeste é o maior banco de desenvolvimento da América Latina e com o compromisso assumido pelo funcionalismo exerce um papel fundamental de fomento no nosso país. Analisando o contexto geral de precarização no sistema financeiro, precisamos manter a defesa de um banco público forte e que respeita os seus trabalhadores”, afirma o dirigente Fernando Batata, que integrou a delegação.

O primeiro debate do sábado (16) foi conduzido pelo professor de História e diretor da Contraf-CUT, José Luís, que apresentou a palestra “A interferência dos EUA na América Latina”. A exposição resgatou episódios marcantes da ingerência norte-americana, desde a Doutrina Monroe e o Destino Manifesto, passando pela Operação Condor e o apoio às ditaduras militares na região, até a influência recente sobre políticas neoliberais e a utilização da religião como ferramenta política. Na sequência, o cientista político Frederico Costa apresentou a palestra “Política brasileira e eleições 2026”.
“Este é um tema que precisamos nos debruçar, porque a política tem impactos nos rumos do banco e do país. Queremos que o Banco do Nordeste siga forte, desenvolvendo nossa região de forma estratégica. Levamos ao Congresso as propostas construídas pelos delegados sindicais em Pernambuco”, aponta o secretário de Bancos Públicos do Sindicato, Ricardo Vaz.
O CNFBNB também fez o debate sobre a Camed, com os diretores Phillipe Brandão (Camed Corretora) e Mário Hermógenes (Camed Saúde), e da Capef, com participação de Henrique Tinoco, onde foram discutidos os desafios de sustentabilidade e a importância de garantir segurança e solidez para o futuro dos trabalhadores e trabalhadoras.

O congresso foi encerrado com uma plenária que aprovou propostas para o fortalecimento da organização sindical e da defesa dos direitos da categoria, com encaminhamentos à 27ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá em São Paulo, no final de agosto.