Caixa assume compromisso de debate prévio sobre futuras mudanças com CEE/Caixa

A Caixa Econômica Federal garantiu que não haverá perdas financeiras para os empregados em razão do processo de reestruturação, que vem chamando de reposicionamento. A afirmação foi feita durante a mais recente Mesa de Negociação Permanente, no dia 15 de agosto, no Rio de Janeiro. A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) chegou a advertir que a fusão de agências poderia gerar prejuízos para caixas e tesoureiros minuto e por prazo, realocados em caso de substituição pelos efetivos de unidades fechadas.
“A Caixa assumiu compromisso de negociar previamente com a mesa, a partir dos próximos pontos. Cobramos uma solução para os caixas, tesoureiros e avaliadores, sejam eles efetivos ou por minuto. A situação se prolonga há nove anos e os empregados precisam de uma definição que mantenha a remuneração e consiga aproveitar essas habilidades”, afirma Chay Cândida, representante do Nordeste na CEE/Caixa.
Para justificar a reestruturação, a Caixa argumentou que precisa se adequar à realidade, em que os clientes passaram a utilizar mais os canais digitais, e que há agências com baixo volume de atendimento. “Reforçamos que qualquer mudança precisa ser debatida com os representantes dos empregados, em especial essas com grandes impactos na vida funcional dos empregados”, completa Cândida.
A transparência na comunicação foi uma prioridade apontada pela CEE/Caixa, que resgatou os problemas gerados no caso da notícia extraoficial do home office e do problema no VPN.
Em resposta, a Caixa fez autocrítica, pedindo desculpas e garantindo que nenhum colega será prejudicado financeiramente e que a mesa de negociações será valorizada, com o banco chamando sempre para apresentação prévia de mudanças antes de elas serem feitas.
O banco disse que está assegurando vagas a todos de agências que serão fechadas. Serão extintas 52 agências no país e 23 postos de atendimento bancário. “A Caixa é um banco 100% público e social, defendemos este papel, e por isso, reforçamos que o fechamento de agências precisa ocorrer com critério e cautela, evitando fortes impactos para população”, afirma Cândida.
Outros temas foram tratados, como o programa Super Caixa, home office, VPN, segurança para os empregados nos casos de depoimentos em casos de golpes.
Em relação ao home office, foi reforçada a necessidade de serem estabelecidos critérios objetivos para que as pessoas possam se organizar para este modelo, evitando que certas chefias possam utilizar este tipo de trabalho, como punição, ou como premiação. A Caixa divulgou uma orientação de como deveria ser o trabalho remoto, estabelecendo três dias na semana em casa e dois no presencial, mas garantiu que acordos firmados anteriormente, poderiam continuar prevalecendo.
 Sobre o Super Caixa, a Caixa apresentou o programa próprio de pagamento de prêmios aos empregados de acordo com o desempenho, lançado em julho, sem negociação prévia. Outra crítica foi quanto ao prazo de pagamento dos valores, que era trimestral para a venda de produtos do Caixa Seguridade. Já com o ‘Super Caixa’ o pagamento é semestral. A CEE lembrou que com o novo prazo, o banco vai economizar e não haverá ganho para os empregados.
O Super Caixa vale para toda a rede de atacado e varejo e garante premiação a quem for além do seu desempenho individual. Vale para todos os empregados. Além da avaliação individual, haverá uma avaliação coletiva por agência.
Um dos problemas apontados é que o programa estabelece que a premiação somente será paga mediante resultado obtido pela unidade e não apenas o resultado individual. Se um empregado não alcançar a meta, todos deixam de receber. A empresa alegou que não deve haver premiação sem resultado.
A próxima rodada de negociações será realizada nos dias 18 e 19 de setembro, em Belo Horizonte. No dia 18 será a mesa específica sobre o Saúde Caixa e no dia 19 ocorrerá a mesa de negociação permanente.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi