O Sindicato dos Bancários de Pernambuco, assim como o movimento sindical bancário em todo o país, foi surpreendido nesta sexta-feira (3), por mudanças anunciadas pelo Banco do Brasil que atingem funcionários e funcionárias que ocupam as funções de assessor I, II e III em unidades estratégicas da instituição.
Reiteramos a nota da CONTRAF-CUT, que prontamente enviou, por meio da Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), um ofício à direção do banco para obter mais informações.
Repudiamos, veementemente, a postura adotada pela direção do BB, que não estabeleceu diálogo prévio com os representantes dos trabalhadores, desrespeitando a mesa de negociação.
Como se não bastasse o modelo de gestão imprimido pelo BB junto aos funcionários, sedendo ao modelo do mercado privado, com cobrança de metas inatingíveis que geram adoecimento dos trabalhadores, o Banco do Brasil instala com este anúncio um clima de insegurança e terror entre os funcionários.
Uma reunião entre a CEBB e a direção do BB está agendada para a próxima segunda-feira (6), às 17h, quando o banco deverá detalhar o anúncio feito hoje aos trabalhadores e trabalhadoras diretamente afetados.
O Sindicato reafirma seu compromisso com os trabalhadores e acompanhará os desdobramentos e impactos, buscando assegurar os direitos da categoria. Não aceitaremos medidas unilaterais que prejudiquem o funcionalismo.
Sindicato dos Bancários de Pernambuco
3 de outubro de 2025.