Saída da Bandeprev de Pernambuco vai causar transtornos aos aposentados do Bandepe

A Bandeprev – Fundo de Pensão dos Funcionários do Bandepe está em processo incorporação pela SantanderPrevi, tendo como umas das graves consequências a transferência da sua sede para São Paulo, longe da realidade dos participantes, em sua maioria idosos com mais de 70 anos, residentes em Pernambuco e com limitações digitais.
O Sindicato dos Bancários de Pernambuco vem acompanhando de perto a difícil realidade dos participantes deste importante Fundo de Pensão, que segue saudável e assiste cerca de 2 mil famílias, para fortalecer as articulações políticas em defesa da Bandeprev.

Entre os usuários da Bandeprev está Dione Figueiroa, 70 anos, que sempre contribuiu para tornar o Fundo de Pensão forte. A bancária aposentada, que sentia segurança por ter feito parte da construção deste importante patrimônio, hoje se sente ameaçada pela extinção da Bandeprev.

“Sou cega e minha deficiência visual dificulta minha interação com os meios digitais que estão me oferecendo. Se a Bandeprev não consegue no seu canal de atendimento incluir meios existentes para atender a minha deficiência, a deficiência é deles. A saída da Bandeprev de Pernambuco vai deixar tudo mais complicado”, comenta Dione.

A forma de recadastramento anual que a Bandeprev vem exigindo dos seus participantes está dificultando a vida dos aposentados. Mudanças nos procedimentos digitais, dificuldades para atendimento humanizado e geração de códigos de autenticação que mudam de forma recorrente criam barreiras.
No caso de Dione, que tem deficiência visual, o site dificulta ainda mais todo processo, pois não oferece as ferramentas de acessibilidade necessárias para que a idosa possa ter autonomia na operação.

José Albino, 86 anos, aposentado desde 1991, também passou a sentir dificuldades operacionais, diferente de outros momentos, quando se sentia confiante em realizar suas transações junto ao Fundo de Pensão.
“A prova de vida na Bandeprev, que antes era presencial, agora é tudo é online e analisado em São Paulo. Eu tenho ajuda do meu filho, mas imagine um idoso que não tem ninguém. Estamos numa situação muito ruim com as ações do Santander, mas não vamos deixar de lutar”, afirmou Albino.
O secretário de Aposentados do Sindicato, João Rufino, reforça que a entidade está atenta aos passos dados pelo Santander com relação à Bandeprev.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi