Sindicato conquista cancelamento da demissão de bancária adoecida pelo Santander

A bancária do Santander, Leiliane Barbosa, com 15 anos de banco, foi demitida no dia 5 de setembro de 2025, sem justa causa, sob argumentação de reestruturação interna. Com o apoio e orientações do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Leiliane conquistou o cancelamento da sua demissão no dia 9 de outubro, comprovando o adoecimento pelo trabalho.

Para o secretário de Saúde do Sindicato, Alan Patrício, reforçou que os bancos seguem demitindo trabalhadores adoecidos pela empresa, como no caso de Leiliane que desenvolveu Síndrome do Túnel do Carpo na função de caixa.

“Os cancelamentos de demissões, assim como as reintegrações, são frutos de um trabalho permanente de defesa da saúde do trabalhador e do emprego bancário. No caso de Leiliane não foi diferente. Acolhemos a bancária na secretaria de Saúde, entendemos seu caso e fomos dialogar com o banco. O resultado foi o cancelamento da sua demissão”, comenta Alan Patrício.

Leiliane é uma Pessoa com Deficiência (PCD) e, no banco, desenvolveu um comprometimento físico relacionado ao trabalho. Hoje, ela segue em tratamento para minimizar as consequências da doença ocupacional. “Ter o Sindicato por perto neste momento é muito importante. Fui bem orientada e direcionada de como prosseguir neste momento. É muito bom saber que sua causa é sentida e que tem alguém que luta por você”, afirma Leiliane.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi