Após abertura de CAT e orientações da Saúde, bancário conquista reintegração no Bradesco

Demitido no dia 8 de setembro de 2025 pelo Bradesco, Lucenildo André de Souza, que exerce a função de Gerente de Posto de Atendimento (PA) Pombos, vinculado à Vitória de Santo Antão, foi reintegrado ao banco neste mês de outubro. O bancário recebeu orientações e realizou a abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) na secretaria de Saúde do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

 

Com 35 anos de banco, Lucenildo foi surpreendido pela demissão e procurou apoio inicial da entidade sindical. “Foram longos anos de luta e contribuição, indo trabalhar longe da família e me dedicando ao máximo ao ponto de ter exaustão e, por consequência, desenvolver a Síndrome de Burnout. Apesar de toda dedicação e faltando apenas 5 anos para aposentadoria e com 54 anos de idade, o banco não teve consideração e me desligou. Graças a ajuda do dirigente Bruno Maia e da secretaria de Saúde do Sindicato, que abriu a minha CAT, estou sendo reintegrado”, afirma. Com a documentação emitida pelo Sindicato, o bancário ingressou com ação na Justiça por meio de assessoria jurídica particular.

 

A categoria bancária é uma das que mais adoecem diante da pressão, estresse dentro dos locais de trabalho e medo de demissão. Levantamento recente do INSS aponta que entre o top 5 das categorias com mais afastamentos por questões de saúde mental estão gerentes de banco, escriturários de banco e vigilantes. No caso dos gerentes de banco, 37,76% dos 13 mil afastamentos foram classificados como B91 — a maior proporção entre as categorias analisadas no período entre 2012 e 2024.

 

Lucenildo está inserido na estatística dos bancários que vem adoecendo por exercer suas funções diariamente sob pressão. Com Síndrome de Burnout e tendinopatia nos membros superiores, o bancário realiza tratamento para minimizar as dores e melhorar sua mobilidade prejudicada pelo trabalho repetitivo.

 

“Receber bem o bancário que procura o Sindicato é o primeiro passo da Secretaria de Saúde. Conversamos, analisamos todo o caso e orientamos Lucenildo sobre como proceder neste momento tão difícil. Temos uma equipe preparada para este tipo de situação, que busca, diariamente, garantir que o bancário adoecido pelo banco não seja demitido e tenha condições de cuidar da sua saúde”, destaca o secretário de Saúde do Sindicato, Alan Patrício.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi