
Para tratar sobre condições de trabalho no banco Itaú, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco participou, no dia 11 de novembro, de uma reunião virtual com o Superintendente Regional, Marcelo Baumgarten, a equipe de GRNAs – Gerentes Regionais de Agências e representantes do setor de relações sindicais do banco.
Na ocasião, foram levantados pelos dirigentes do Sindicato, os problemas enfrentados pelos funcionários das agências que receberam o fluxo de novos aposentados oriundos da Crefisa e outros bancos.
“Realizamos visitas nos locais de trabalho e identificamos que o aumento da demanda gerou ainda mais sobrecarga de trabalho, além de haver aumentado o número de horas extras compensadas de forma alheia ao que foi contratado no ACT assinado recentemente”, frisou o dirigente do Sindicato, João Rufino.
A reunião abordou ainda problemas referentes ao fechamento de agências, como os impactos gerados para as unidades abertas que receberam os clientes. “Um dos exemplos é a situação da agência de São Lourenço da Mata, que está caótica, recebendo grande fluxo de clientes”, afirma o dirigente Fábio Sales.
Outra denúncia realizada pelo Sindicato foi “o comprometimento do horário do almoço de muitos bancários, como constatado na agência Casa Amarela, pela sobrecarga do trabalho”, pontua o dirigente Flávio Coelho.
O banco assumiu o compromisso de respeito ao horário de almoço dos funcionários e de realizar uma comunicação aos gerentes das agências sobre a forma correta de fazer a utilização da compensação do banco de horas extras, o que deve ser alinhando entre funcionários e os gerentes gerais para minimizar impactos no atendimento. O objetivo do banco é zerar o banco de horas até 31 de dezembro. O comunicado foi emitido pelo banco aos gerentes gerais após a reunião.
Quanto à questão dos novos aposentados, o Itaú revelou que haverá um tratamento específico pra essas agências, “tanto para a melhoria do conforto para o atendimento ao cliente quanto da segurança bancária”, completou Rufino.
Uma nova reunião foi agendada, desta vez com a presença dos representantes da Segurança Bancária, para tratar sobre agências de negócios que estão modificando o perfil.