
Nos dias 26, 27 e 28 de novembro, foi realizada a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho, realizada pelo Banco do Brasil, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A atividade aconteceu no Polo BB Recife, no prédio do edifício Capiba, de forma presencial e remota.
O secretário de Saúde do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Alan Patrício, foi um dos palestrantes, que conversou com os participantes sobre o tema Ambiente seguro: reconhecendo assédio e fortalecendo a rede de apoio.
“Debatemos sobre Assédio Moral e o adoecimento da categoria bancária, além de realizar uma apresentação sobre o Dossiê, ressaltando as atividades que o Sindicato vem realizando para divulgar este importante documento, que tira da invisibilidade esta situação alarmante que atinge os bancários”, comentou Alan.
Temas como Roda viva: autocuidado transdisciplinar; e Gestão do estresse e da ansiedade foram pautados durante a atividade, com a presença de fisioterapeuta, psicóloga, instrutora de yoga e terapeuta floral.
A Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho também levantou questionamentos sobre o fortalecimento e construção da rede de apoio aos bancários, destacando as políticas de gestão que o sistema financeiro vem adotando, que gera adoecimento e afastamento da categoria do seu local de trabalho.
“É preciso olhar esta realidade com cuidado, porque o aumento do adoecimento é uma questão que nós do Sindicato dos Bancários estamos acompanhando de perto e tentando enfrentar, junto com os bancários adoecidos, esta grave realidade da nossa categoria”, destacou Alan.