
O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou, nesta quarta-feira (11), uma reunião com a Superintendência Regional do Banco do Brasil para tratar do processo de reestruturação em curso e seus impactos para os trabalhadores e trabalhadoras. O objetivo do encontro foi assegurar transparência em todas as etapas do processo e a garantia de que os direitos dos funcionários sejam respeitados.
Participaram da reunião representando o Banco do Brasil, o superintendente em Pernambuco, Thiago Bandeira, e a gerente da GEPES Nordeste 1, Sueli Morais. Pelo Sindicato, estiveram presentes o presidente, Fabiano Moura, o coordenador do Coletivo BB no Sindicato, Jorge Ferreira, e as dirigentes Diana Ribeiro e Andreza Camila.
Segundo o superintendente Thiago Bandeira, a reestruturação não tem como foco a reclassificação de agências, mas uma nova análise sobre o volume de atendimento presencial e de controles internos do banco. De acordo com o gestor, foi identificado que, em alguns municípios, determinadas unidades registraram aumento da demanda de atendimento presencial, enquanto outras, no mesmo território, tiveram redução. A proposta do banco é equacionar as dotações das agências à demanda atual de atendimento.
Ainda conforme apresentado pela Superintendência, a criação e adequação das dotações estão sendo realizadas em três etapas:
1. mobilizações em caráter lateral, com análise de excessos e demandas dentro das mesmas funções, para a realocação do funcionário na mesma função anterior;
2. verificação de vagas de ascensão, permitindo que os trabalhadores concorram a comissões;
3. tratamento dos excessos da função de agente comercial (antigo escriturário).
Na reunião, a gerente da GEPES NE-1, Sueli Morais, detalhou o cronograma da reestruturação. Estão previstas cinco rodadas de remoção para a função de agente comercial dentro do mesmo município, das quais quatro já foram realizadas. A última rodada para pedidos de remoção no próprio município será realizada em 12 de fevereiro.
Após essa etapa, as vagas em excesso serão liberadas para concorrências entre municípios diferentes. Em seguida, haverá duas rodadas de movimentações entre municípios. Somente depois desse ciclo o sistema será aberto para remoções em nível nacional, possibilitando a candidatura para outros estados. Ao final, o banco informou que fará uma análise geral dos processos de remoção.
Os funcionários impactados por vagas em excesso e que tenham situações específicas a tratar podem entrar em contato com a GEPES Atendimento pelo telefone/ whats app: (61) 4003-5291.
Para o coordenador do Coletivo do BB no Sindicato, Jorge Ferreira, é fundamental que o processo seja conduzido com garantias aos trabalhadores: “Nessa etapa de implementação e execução da reestruturação no BB, é fundamental priorizar que haja uma preocupação sobre todo o processo de oportunidades que o banco está disponibilizando, baseado nas funções comissionadas que foram criadas e os critérios para as definições, conforme a ocupação delas. Entendemos que todo esse ciclo precisa estar carregado de muita clareza, transparência e garantias para que os funcionários não tenham prejuízos, sejam eles de deslocamentos inviáveis para outras localidades ou diminuição de remuneração”, ressalta.
O Sindicato orienta que os bancários impactados em suas agências entrem no mapa de oportunidades, avaliem as opções e atentem para os prazos das rodadas de impostação no sistema. “Como se trata de uma dinâmica com movimentações constantes, é determinante que o acompanhamento seja diário. Continuamos atentos e à disposição para que os funcionários estejam sempre informados”, concluiu Jorge Ferreira.
O presidente do Sindicato, Fabiano Moura, reafirma o papel de assistência e fiscalização realizado pela entidade. “O Sindicato seguirá monitorando o processo de reestruturação e dialogando com a Superintendência Regional do BB para cobrar transparência, respeito aos direitos e proteção aos trabalhadores impactados”, pontua.