Na última semana, após reunião com a vereadora do Recife Liana Cirne (PT) sobre a importância da exigência do certificado de vacinação contra Covid-19 para acesso às agências bancárias, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco acompanhou a apresentação do Projeto de Lei (PL) pela vereadora, contribuindo com as considerações necessárias para o documento.
Na presença do presidente do Sindicato, Fabiano Moura, e da secretária de Finanças, Suzi Rodrigues, o documento foi construído para proteção dos empregados dos bancos públicos e privados, dos seus familiares e clientes.
Suzi Rodrigues destaca o compromisso do Sindicato dos Bancários de Pernambuco para garantir segurança à saúde dos bancários dentro das agências.
“Nós estamos buscando todos os meios necessários para garantir que os bancários estejam protegidos dentro dos seus locais de trabalho. Não conseguimos compreender que teatros, cinemas, bares, restaurantes e outros estabelecimentos precisem exigir o comprovante vacinal e as agências bancárias, que neste período de pandemia encontram-se superlotadas, não”, ressalta Suzi.

Além do Recife, o Sindicato dos Bancários também está buscando conseguir garantir este processo em outros municípios do estado de Pernambuco, como no caso da cidade de Carpina, que através do dirigente da Fetrafi/NE, Fernando Sales, já foi aprovado o decreto e encaminhado aos bancos orientando sobre a exigência do passaporte vacinal. O Sindicato também está tentando articulação com o governo do estado para cobrar a inclusão das agências no decreto estadual.
O documento, expedido pelo Procurador-Geral Diego Alexandre Nunes, destaca que “deverá ser apresentado o cartão de vacina, ao adentrar em qualquer repartição pública ou privada no âmbito deste município”.
Desde o início da pandemia, o Sindicato dos Bancários vem negociando com os bancos para que todos os protocolos contra Covid-19 sejam cumpridos, mas, de uma hora para outra, os bancos públicos e privados decidiram descumprir o acordo firmado em mesa de negociação, colocando em risco todos que estão dentro das agências bancárias.
“Precisamos de um ambiente de trabalho seguro. Queremos o cumprimento dos protocolos contra a Covid-19 eo retorno imediato do home office para quem precisa. Não vamos abrir mão da apresentação do passaporte da vacina para quem precisar entrar nos bancos, já que o negacionismo só faz aumentar o número de mortos pela Covid-19 e superlotar UTI’s em todo país”, comenta o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.
Fonte: SEEC-PE
Postado por: Brunno Porto em: 29/01/2022 22:18:30