A Agência Paudalho da
Caixa é uma das seis unidades inauguradas pelo banco em 2012, mas já
revela problemas na segurança: o sensor de presença não funciona e
as câmeras instaladas não captam as imagens da movimentação. A
denúncia chegou ao Sindicato, por telefone e sem identificação, há
cerca de uma semana, e foi confirmada no local por uma equipe de
diretores, em visita nessa quarta-feira, dia 9.
Os diretores
Fábio Sales e Sérgio Guimarães constataram, ainda, outro problema
– que é consequência direta da falha tecnológica: os vigilantes
estão dobrando horário de serviço para guardar a agência à noite
e à hora do almoço. “O fato revela a vulnerabilidade da agência,
colocando em risco, não apenas a vida dos profissionais, como a
segurança dos bancários e clientes”, observa Wellington Trindade,
secretário de Saúde do Sindicato.
Segundo ele, a Giseg,
setor encarregado da segurança das unidades da Caixa, não tinha
conhecimento dos fatos. No primeiro contato, logo após o recebimento
da denúncia pelo Sindicato, afirmou que o equipamento de segurança
estava em pleno funcionamento. No segundo, diante da constatação in
loco do problema pelos diretores da entidade, se comprometeram em
tomar as devidas providências para sanar a falha no sensor de
presença e nas câmeras.
Quanto à sobrecarga de trabalho dos
vigilantes daquela agência, serviço terceirizado, a Giseg ficou de
contatar a empresa responsável e exigir a regularização do horário
de trabalho da guarda.
Na próxima semana, o Sindicato voltará
à Agência Paudalho para checar as condições de funcionamento.