A constante queda de energia elétrica na 14ª Plenária Estadual – Congresso Estadual Extraordinário da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) simboliza o momento de escuridão que o país vivencia hoje. Este foi o principal tema dos discursos das dezenas de lideranças da classe trabalhadora que se reuniram no Assentamento Normandia do Movimento dos Sem Terra (MST), situado no município de Caruaru (PE).
No primeiro dia do encontro, que segue até o próximo sábado (22), mais de 300 delegados e convidados, representantes de mais de 30 entidades, participaram do evento que também marca os 34 anos de criação da CUT no Brasil.
O frio de 16º graus registrado na noite de abertura ambientou o acalorado debate sobre os correntes ataques aos direitos das trabalhadoras e trabalhadores e ao Estado Democrático de Direito validada pelos poderes da República contaminados pelo golpismo, pela corrupção e pela visão ultraliberal que predomina mundo à fora. A importância de derrotar a elite nacional e internacional, a realização de eleições diretas já e o pleito de 2018 para modificar o caos político, social e econômico também foram pontos abordados na ocasião.
Entre um verso e outro dos acordes dos repentistas, a conjuntura política atual foi analisada em paralelo à Revolução Russa, ao Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1917 e à explosão da primeira greve geral no Brasil. Ainda foi revivida a década de 60, quando trabalhadoras e trabalhadores brasileiros enfrentaram bravamente o sindicalismo servil e criaram uma organização que realmente representava a luta de classe: a CUT.
Para a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, o primeiro dia já aponta o rumo do encontro. “A expectativa é de aqui renovarmos nossa esperança e nossas estratégias para enfrentar essa nova face do golpe contra a democracia e contra o Estado de Direito”, afirmou.
Compuseram a mesa de abertura do Congresso a Secretária de Trabalho da CUT Nacional, Graça Costa; o Diretor Estadual do MST, Klebson Santos; Frente Povo Sem Medo, Severino Alves; Frente Brasil Popular, Klebson Santos; o presidente da CISL, Aléssio Ferari; o presidente do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco (PT-PE), Bruno Ribeiro; a deputada Estadual, Teresa Leitão; a vereadora do Recife, Marília Arraes; além de representantes do MTST, CBT, Contag, CNTE e Fetape.
O anfitrião e presidente da CUT-PE, Carlos Veras, em sua fala de boas vindas defende a unidade da classe trabalhadora. “Nós temos uma missão muito grande de construir a unidade da classe trabalhadora para enfrentar a burguesia dos setores públicos e privados que está aliada para nos destruir como país, como nação e como povo. Tenho certeza que mais uma vez avançaremos juntos e venceremos essa luta”, concluiu.