Sindicato cobra valorização da saúde no mês da campanha Setembro Amarelo

Com o intuito de levar aos bancários informações sobre a valorização da vida, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco abraça a Campanha Setembro Amarelo. A entidade denuncia a cobrança de metas nos bancos como uma das principais causas do adoecimento mental na categoria.
 
A presidenta interina do Sindicato, Sandra Trajano, destaca que a categoria bancária é uma das que mais adoece por consequência do trabalho, sobretudo por causa da pressão por metas dentro das agências. Considerando, ainda, que os problemas de ansiedade e tensão foram agravados pela pandemia, a preservação da saúde é uma prioridade para o Sindicato.
“Os bancários sofrem assédios nos seus locais de trabalho, muitas vezes pressionados para obter metas inalcançáveis, que levam à depressão e outros transtornos mentais. Temos muitos bancários e bancárias trabalhando medicados, porque para os bancos o lucro é a prioridade. Mas, para nós, a saúde deve estar em primeiro lugar”, reforça Sandra.
Uma pesquisa encomendada pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) traz a informação de que mais da metade dos bancários ouvidos (53,6%) disseram ter passado por ao menos um episódio de assédio moral. Quase 20% dos empregados ativos revelaram ter depressão ou ansiedade. Nos aposentados o índice é de 4%. O número de funcionários que buscam acompanhamento regular psicológico ou psiquiátrico é de 19,6%.  
A gravidade do assunto é constada pela secretaria de Saúde do Sindicato. “De acordo com os nossos dados, o adoecimento mental entre bancários de Pernambuco está aumentando, quase equiparando-se aos casos de LER/DORT. Além disso, observamos no recorte de gênero que as mulheres são as mais afetadas pelo adoecimento psicológico”, ressalta a secretária de Saúde da entidade, Andreza Camila.  
Além das ações de conscientização e combate às causas do adoecimento psíquico, uma das ferramentas de prevenção adotadas pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco é o canal de denúncia de assédio moral, que está disponível no site: https://www.bancariospe.org.br/denuncie.asp

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi