As taxas de aprovação e desaprovação do governo Bolsonaro mantiveram-se estáveis, segundo Pesquisa PoderData, realizada entre os dias 26 e 28 de abril de 2021. A atual gestão federal é reprovada por 57% dos brasileiros, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Entre os bancários de Pernambuco a taxa é ainda maior, chegando a 71% de rejeição, como aponta pesquisa encomendada pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco.
O levantamento nacional indica que o governo interrompeu a deterioração de sua avaliação, mesmo diante do aumento no número diário de vítimas da covid-19, que ultrapassou a marca de 400 mil vidas perdidas nesta semana. O levantamento teve 2.500 entrevistas em 482 municípios nas 27 unidades da Federação. De acordo com os dados, o governo e o trabalho pessoal de Jair Bolsonaro seguem com apoio de cerca de 1/3 do eleitorado.
O resultado não desanima o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, que realizou pesquisa própria para verificar a opinião da categoria sobre o governo Bolsonaro. No Estado, 71% dos bancários desaprovam o governo Bolsonaro, de acordo com o levantamento realizado pela Norte Pesquisa, entre os dias 30 de janeiro a 12 de fevereiro de 2021.
“Além de ser o responsável pelas mortes de mais de 400 mil pessoas no nosso País, em razão do negacionismo do seu governo e da falta de planejamento para compra das vacinas e insumos, Bolsonaro é inimigo da classe trabalhadora. Não vamos aceitar ter que escolher entre direitos e emprego, assim como vamos fazer o enfrentamento às privatizações”, conclui a presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues.