Alepe indica ao Governo do Estado inclusão dos bancários como prioridade na vacinação contra Covid-19


O Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco encaminhou no último dia 22 de abril, um apelo ao governador do Estado, Paulo Câmara, e ao secretário de Saúde do Estado, André Longo, para que inclua todos os bancários no grupo prioritário do plano de vacinação contra a Covid-19 no Estado de Pernambuco. O apoio dos parlamentares ao pedido da categoria ocorreu após articulação realizada pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco junto à deputada Estadual Teresa Leitão (PT-PE), que apresentou a Indicação nº 5575/2021, aprovada em discussão única na Alepe, no dia 15 de abril.

Os bancários foram considerados trabalhadores essenciais desde o início da pandemia e mantiveram o atendimento ao público ao longo de todo este período, sempre com a compreensão do seu papel social. “A vacinação tem hoje um dos objetivos primordiais, que é salvaguardar a saúde e a vida das pessoas. […] Os bancários estão entre as pessoas com alto potencial de transmissibilidade do coronavírus, tendo em vista o contato que possui com o público que circula diariamente nas agências”, justificou no requerimento a deputada estadual, Teresa Leitão.
A presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzi Rodrigues, comemorou a decisão da Casa. “Recebemos com muito entusiasmo a decisão da Alepe de indicar a vacinação prioritária dos bancários ao Governo do Estado. Agradecemos o apoio aos parlamentares, em especial à deputada estadual Teresa Leitão. Os bancários têm arriscado suas vidas no atendimento à população, pois, como estudos já apontam, os bancos estão entre os locais de maior transmissibilidade do vírus. São ambientes fechados e com grande fluxo de pessoas, em especial diante do aumento do número de pessoas atendidas em razão do pagamento do auxílio emergencial, aposentadorias e benefícios.”, argumenta Suzi Rodrigues.
Além de articular o apoio de parlamentares e gestores municipais, o Sindicato solicitou por meio de ofício a inclusão dos bancários no grupo prioritário de imunização ao Governo do Estado, à Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), à Prefeitura do Recife e de municípios do Interior (Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Vitória de Santo Antão, Carpina, São Lourenço da Mata, Paudalho, Lagoa de Itaenga, Altinho, Santa Cruz do Capibaribe, Cupira, Jurema e Afogados da Ingazeira). Também lançou uma petição pública que conta com mais de 1.500 assinaturas até esta quinta-feira, 6 de maio.
Em resposta ao ofício remetido pelo Sindicato, o Governo do Estado respondeu que entendem como “legítima a reivindicação do Sindicato”, uma vez que foram classificados como serviços essenciais de acordo com os Decretos nº 10.282, de 20 de março de 2020 e nº 10.329, de 28 de abril de 2020 e, tiveram seus serviços mantidos durante todo o período da pandemia. Porém, negaram o requerimento apresentando a seguinte justificativa: “diante da escassez e complexidade na aquisição dos imunizantes e dos materiais e insumos para a produção dos mesmos pelo Ministério da Saúde, se faz necessário aguardar as próximas remessas, onde serão estabelecidos novos critérios para ampliação da campanha.”
De acordo com a presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues, a categoria bancária em Pernambuco, que conta com cerca de 10 mil trabalhadores no Estado, espera que diante da alta de novos casos no Estado e do apelo da categoria, corroborado pelos deputados estaduais, o Governo de Pernambuco inclua a categoria no plano de vacinação. “Nosso objetivo é preservar a saúde e a vida dos bancários, assim como de toda população Pernambucana. Concordamos que o descaso do governo federal para compra de insumos e vacinas é um entrave para ampliação da imunização, mas, reforçamos que os bancários estão na linha de frente, atendendo milhares de pessoas, e devem ser priorizados”, conclui.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi