Sindicato garante teletrabalho aos funcionários BB coabitantes do grupo de risco da Covid-19

O Banco do Brasil, que vem convocando os funcionários do Banco do Brasil que coabitam com pessoas do grupo de risco da Covid-19, quebrando Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), fica proibido de continuar com esta prática após o Sindicato dos Bancários de Pernambuco receber parecer favorável, no dia 4 de maio de 2021, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, sobre ação da entidade contra esta arbitrariedade do banco.
O secretário de Assuntos Jurídicos, João Rufino, esclarece que, de acordo com a decisão judicial, “além do Banco do Brasil ficar proibido de convocar, para as atividades presenciais, os empregados que residem com pessoas do grupo de risco, enquanto perdurar a pandemia ou até o término da vigência do ACT, a justiça também garante aos funcionários já convocados o direito de retornarem ao teletrabalho”, afirma Rufino.
Para a presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues, a justiça está garantindo aos funcionários do BB e seus familiares o direito à vida. “Existe alto risco de contaminação dentro das agências bancárias. Desde o início da pandemia, os bancários vêm se arriscando nos seus locais de trabalho, nas agências superlotadas, propícias para contaminação pela Covid-19. Com este parecer da justiça, os funcionários do BB vão poder ficar mais tranquilos, evitando levar o vírus para dentro das suas casas”, destaca Suzi.
Com esta causa ganha pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o Banco do Brasil fica sujeito ao pagamento de multa no valor de R$1.500,00, por dia e por funcionário, para o caso de descumprimento do parecer. 
A secretária-Geral do Sindicato e funcionária do Banco do Brasil, Sandra Trajano, destaca que esta conquista, ainda no início da pandemia, foi fundamental para garantir proteção aos mais vulneráveis ao coronavírus.
“No início da pandemia, este acordo com o BB foi uma grande vitória diante grave situação causada pela Covid-19, tanto para defender os bancários, seus familiares e os brasileiros. Nós, funcionários do Banco do Brasil, não podemos permitir que o banco descumpra o acordado, causando medo e  transtornos ao nosso dia a dia. A ação do Sindicato garante segurança, um pouco mais de tranquilidade, e esperança nestes dias difíceis”, comenta Sandra.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi