Sessões da CCV da Caixa voltam a ser realizadas pelo Sindicato

No dia 11 de maio, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco voltou a realizar sessões da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) da Caixa Econômica Federal, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos. Em novo modelo, agora totalmente virtual, depois da conclusão das negociações que demoraram um pouco, as seções se adequam às exigências de distanciamento social e limitações causadas pela pandemia.

O secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, João Rufino, destaca que “esta CCV permite receber uma proposta sobre a questão dos tíquetes/cesta básica, sem a necessidade de ação judicial, mas, não a elimina se o bancário não se sentir satisfeito. Garante também o estacionamento da prescrição e assim, dá mais garantias ao bancários(a)”, afirma.
Para que a CCV se tornasse possível, o Sindicato teve que promover a certificação digital para os representantes da entidade, assim como da Caixa. Assim, o bancário só precisará ter essa certificação caso participe remotamente da CCV em sua residência. Se desejar seguir com o procedimento na sede do Sindicato, o trâmite burocrático é menor.  
“Temos nos adaptado à nova realidade da pandemia, sem deixar de prestar os serviços para a categoria bancária. O Sindicato segue de portas abertas, acompanhando os bancários, que desde o início da pandemia foram considerados essenciais e seguem trabalhando”, afirma a presidenta, Suzi Rodrigues.
Na nova modalidade, o bancário toma conhecimento da proposta da Caixa e, após a aceitação ou não, a documentação é produzida para assinatura do bancário e, por meio digital, todos os demais membros da CCV, seja da Caixa ou do Sindicato. 
 
A Caixa fez a renovação do acordo que estava vencido desde 31 de dezembro de 2020, conforme indicação no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Os empregados que precisam fazer a conciliação, já podem procurar os Sindicatos dos Bancários para solicitar a CCV. A medida que novas respostas cheguem da Caixa, novas sessões serão agendadas e informadas aos demandantes. O novo acordo tem vigência até 31 de dezembro de 2022.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi