Assembleia: Bancários de Pernambuco irão deliberar sobre Estado de Greve pela vacinação da categoria

Link de acesso à assembleia (07/06, às 19h): 
ID da reunião: 910 7408 3370
Senha de acesso: 353355

Por Adeilton Filho, Gilvan Santana, Filipe Matheus Veras, João Carlos de Rezende, Rogério Bezerra, e por todos os bancários vítimas da Covid-19, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizará na próxima segunda-feira, 7 de junho, um dia de luta. A mobilização começará com uma vigília em frente ao Governo do Estado de Pernambuco, a partir da 6h, para cobrar a inclusão dos bancários como prioridade no Plano Estadual de Vacinação, e culminará numa Assembleia Geral Extraordinária online, às 19h, para deliberação de Estado de Greve em defesa da vida dos bancários, pela vacinação da categoria. 
O agravamento da situação epidemiológica no Estado, a permanente superlotação nos bancos, e a não inclusão dos bancários enquanto trabalhadores essenciais para a vacinação, estão entre os fatores que preocupam a entidade sindical, que representa cerca de 10 mil trabalhadores do setor financeiro em Pernambuco. A imunização da categoria preservaria a vida dos bancários, seus familiares e da população que recebe atendimento nos bancos públicos e privados.
“Estamos enlutados pelas 450 mil vidas perdidas no nosso País, entre elas de bancários que, expostos no exercício da sua atividade essencial, foram vítimas da falta de vacinação em meio à pandemia. Os bancários estão trabalhando sem interrupção, atendendo mais da metade da população brasileira para garantir o pagamento do auxílio emergencial, aposentadorias, seguro-desemprego, liberação de crédito para socorrer empresas e demais serviços bancários. Mas, foram esquecidos no momento da proteção aos trabalhadores essenciais. Então, temendo por suas próprias vidas, dos seus amigos, familiares, assim como das centenas de clientes que atendem por dia, os bancários de Pernambuco estão intensificando a pressão ao governo do Estado e avaliam a possibilidade de iniciar Estado de Greve para exigir a vacinação da categoria”, afirma a presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues.
Em nível nacional, o crescimento de 176,4% de mortes na categoria bancária no comparativo entre o primeiro trimestre (1T) de 2020 e o mesmo período de 2021, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), acenderam o alerta sobre a gravidade da situação em meio à pandemia. Embora a categoria não tenha acesso à causa das mortes, já tendo solicitado em ofício à Fenaban os dados de vítimas da COVID-19 no ramo financeiro, especialistas indicam que é provável que o crescimento expressivo de mortes esteja relacionado à pandemia. 
“A vigília pela vida dos bancários pretende ser um ato simbólico, em frente ao Palácio do Governo, aberto para intervenções de parlamentares e representantes de movimentos sociais e sindicais que estão sensíveis à nossa luta e apoiam a inclusão da categoria como prioridade. À noite, esperamos contar com a ampla participação da categoria nesta assembleia, que busca construir junto aos bancários estratégias coletivas, com indicativo para início do Estado de Greve por vacina já para os bancários”, conclui o presidente eleito do Sindicato (2021-2024), Fabiano Moura, convidando toda categoria.
O Sindicato realizou até então uma série de ações em busca de diálogo para inclusão da categoria como prioridade, entre essas destacamos o envio de ofícios às prefeituras e câmaras municipais, ao Governo do Estado de Pernambuco, à Secretaria de Saúde do Estado e à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Também foram realizadas reuniões com deputados, prefeitos, vereadores e com a vice-governadoria do Estado. Na Região Metropolitana do Recife, cobramos ao governador Paulo Câmara a vacinação dos bancários com outdoors e bicicletas sonoras. Conquistamos recomendação para inclusão dos bancários por parte do Conselho Estadual de Saúde (NOTA TÉCNICA 2/2021), indicação ao governo pela Alepe (INDICAÇÃO 5575/2021), requerimentos pelas câmaras municipais do Recife, Arcoverde, Olinda, Vitória de Santo Antão e Floresta. Além da inclusão de fato dos bancários na vacinação como prioritários no município de Itapetim, no Interior do Estado.


Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi