Bancários poderão entrar em greve, após Governo de Pernambuco negar prioridade à categoria para vacinação contra a Covid-19

Na manhã desta quinta-feira (1º/7), o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou uma vigília em frente ao Palácio do Governo, para cobrar uma posição concreta do governador Paulo Câmara (PSB) sobre o pedido de inclusão da categoria no Plano de Imunização contra Covid-19. À tarde, a secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco respondeu ao ofício do Sindicato, negando a prioridade à categoria bancária. Em estado de greve, os bancários vão realizar na próxima segunda-feira (5) uma assembleia geral, que tem como indicativo a paralisação das atividades bancárias por 24 horas, no dia 8 de julho. 
O ofício assinado pelo secretário de Saúde, André Longo, afirma que os trabalhadores da categoria estão sendo imunizados conforme avanço de vacinação pela faixa etária ou por acometimento de alguma comorbidade. Na avaliação do Sindicato, os critérios não reconhecem a essencialidade da atividade bancária, assim como os riscos inerentes ao exercício do trabalho bancário durante a pandemia. “O governo desrespeita os bancários quando interrompe de forma unilateral uma negociação iniciada, não cumpre os prazos acordados e, por fim, nega à categoria a vacinação. É uma falta de reconhecimento ao serviço prestado por esses trabalhadores desde o início da pandemia e de cuidado com a vida dos bancários e da população que é atendida nos bancos”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzi Rodrigues.
De acordo com o levantamento de dados realizado pelo Sindicato e pela Fenaban, o total de bancários e terceirizados que ainda não foram vacinados é de 8.921 trabalhadores. “Fomos considerados essenciais neste período de pandemia e ainda temos cerca de 60% da categoria não vacinada. Não podemos admitir que os bancários continuem adoecendo, morrendo, com suas vidas expostas dentro dos bancos, que são o terceiro local com maior potencial de contaminação da Covid-19. Por isso, convocamos uma assembleia geral e a sinalização é de decretarmos uma greve pela vida”, enfatiza o presidente eleito do Sindicato, Fabiano Moura, que tomará posse no próximo dia 4 de julho.
Nesta quinta, os dirigentes do Sindicato realizaram intervenções com artistas pernambucanos, destacando a alarmante situação enfrentada pela categoria bancária desde o início da pandemia. Em caminhada, os bancários simbolizaram uma marcha fúnebre, na Avenida Conde da Boa Vista, finalizando com ato em frente à Caixa Econômica Federal. A mobilização buscou cobrar a vacinação, além de pedir o apoio da população à luta da categoria bancária.
A assembleia geral que vai deliberar sobre os rumos da mobilização da categoria bancária no Estado está programada para acontecer na segunda-feira (5/7), às 19h, em plataforma virtual que poderá ser acessada pelo site do Sindicato. A participação dos bancários será fundamental neste momento decisivo e de acirramento da luta pela vida.
Confira o ofício da Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco aqui

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi