![]()
Editada em: 7/7/2021, às 12h
O Ministério da Saúde informou no começo da tarde desta terça-feira (6) a inclusão da categoria bancária entre as prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. De acordo com o Ministério, até o final da semana o informe técnico que incluiu a categoria será formalizado com a inclusão dos bancários e dos trabalhadores dos Correios.
O Ministério receberá as informações da distribuição da categoria pelos estados para a encaminhar as doses de vacina para serem aplicadas nos postos e unidades de saúde de cada local, a partir da semana que vem. De acordo com o programa A Voz do Brasil, oficial do Governo Federal, todos os bancários do País receberão a vacinação, independente do regime de trabalho, seja remoto ou home office.
Em assembleia geral da categoria, realizada na terça-feira, 6 de julho, os bancários de Pernambuco decidiram suspender a paralisação de 24h prevista para quinta-feira(8/7), por entenderem que o objetivo de incluir a categoria no Plano Nacional de Imunização foi alcançado. Mas, mantiveram o Estado de Greve, em vigilância, para garantir que seja anunciada a data da vacinação em Pernambuco. O Estado terá condições de sair na frente, pois o Governo do Estado já recebeu os dados enviados pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco com o total de bancários ainda não vacinados por município. Agora, o governo de Pernambuco, que desrespeitou os bancários ao negar a vacinação sem reconhecer o trabalho essencial realizado desde o início da pandemia, terá que anunciar o calendário de vacinação para categoria no Estado.
“Essa é uma conquista da classe trabalhadora, dos trabalhadores bancários em Pernambuco e em todo o Brasil. A Contraf-CUT teve um papel fundamental neste processo, construímos um calendário de muita luta no Estado, visitamos diversas prefeituras, conseguimos aprovar a indicação para inclusão na Alepe, na Câmara Municipal do Recife e no Conselho Estadual de Saúde. A categoria se mobilizou no Interior do Estado, articulando com prefeituras e vereadores. Infelizmente, o governo do Estado não reconheceu a prioridade para vacinação pelo serviço essencial. Mas, agora incluídos no PNI, o governo do Estado terá que vacinar a categoria. Mantemos o Estado de Greve porque acreditamos que o processo requer ainda pressões aqui em Pernambuco. Estamos atentos para assegurar que a vacina chegue ao braço dos bancários e das bancárias”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura.
Desde o final do ano passado, o Comando Nacional dos Bancários e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o Sindicato dos Bancários de Pernambuco e demais sindicatos do País, se mobilizam para a inclusão da categoria entre as prioridades da vacinação. “Em março deste ano, a Contraf-CUT enviou ofício ao governo federal e, em Pernambuco, o Sindicato também enviou ao Governo do Estado e Municípios, cobrando a inclusão e explicando que era grande o risco de contágio no ambiente de trabalho nas agências, tanto para os profissionais que lá trabalham como para a população que utiliza os serviços bancários. A vitória da categoria hoje, é fruto da organização e de uma longa luta que travamos para sermos reconhecidos como prioritários, com reuniões, mobilizações, atos, estado de greve, assembleia e muita articulação política. Parabéns à categoria bancária, ao Sindicato e ao Comando Nacional, pois juntos conseguimos essa vitória”, afirma a secretária de Finanças do Sindicato, Suzi Rodrigues.
