Congressos e Encontros nacionais dos bancários acontecem entre os dias 3 e 8 de agosto

Os bancários de Pernambuco vão participar, entre os dias 3 e 8 de agosto, dos  Congressos dos bancários da Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), e Encontros Nacionais dos funcionários do Santander, Bradesco e Itaú. As delegações pernambucanas se reúnem, virtualmente, para discutir estratégias de mobilização e luta para enfrentar questões específicas de cada banco, que serão levadas para a Conferência Nacional dos Bancários.
“Os debates mais uma vez acontecem remotamente, mas diante da atual conjuntura não poderíamos deixar de fora essa importante agenda para nossa categoria. Vamos discutir a manutenção do emprego, questões relacionadas à saúde, condições de trabalho, além de temas de relevância para classe trabalhadora”, destaca o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura.
Os assuntos pautados nos Congressos dos bancos públicos e nos Encontros dos bancos privados também vão ressaltar as ações do desgoverno de Jair Bolsonaro, destacando a minuta de decreto que altera o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e vai limitar radicalmente os benefícios dos vales refeição e alimentação.
Para secretária de Bancos Privados do Sindicato, Dileã Raposo, precisamos reforçar nossa luta contra o descaso dos banqueiros com seus funcionários.
“A cobrança de metas abusivas nas agências bancárias e a falta de diálogo com a categoria adoece o trabalhador, que fica vulnerável aos constantes ataques. Precisamos debater durante os Encontros meios para enfrentarmos às demissões e o assédio nos bancos privados”, comenta Dileã.
O calendário de lutas, que acontece todos os anos, organiza a categoria bancária deixando-a preparada para enfrentar os ataques dos banqueiros e também do governo Federal.
“Precisamos defender nossas empresas públicas, em especial a Caixa, o BB e o Banco do Nordeste, já que esses bancos são fundamentais para o desenvolvimento do país e mostraram que são imprescindíveis durante a pandemia. É hora de debater com os colegas de trabalho sobre o que está em jogo com o desmonte e às privatizações”, aponta o secretário de Bancos Públicos, Ricardo Vaz. No dia 6 de agosto, os bancários dos bancos públicos participam de uma abertura coletiva dos congressos.
Confira o calendário dos Encontros e Congressos dos bancários:
Banco do Brasil
As atividades do 32º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) serão realizadas no dia 8 de agosto, com o tema Construindo juntos o futuro do Banco do Brasil.
Caixa
O 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) “em defesa da Caixa e de seus empregos. Por um Brasil melhor” acontece no dia 7 de agosto.
BNB
27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil acontece o dia 7 de agosto com o tema “Banco do Nordeste do Brasil e FNE juntos construindo um nordeste melhor.”
Bradesco
O encontro nacional dos bancários do Bradesco, realizado no dia 3 de agosto, terá como mote “O que queremos do Futuro é emprego, saúde e um Brasil melhor”.
Santander
O encontro nacional dos bancários do Santander será “Contra a precarização e em defesa da vida e do emprego”, no dia 3 de agosto
Itaú
As atividades do Itaú serão no dia 5 de agosto com o mote “O futuro só será possível com emprego, saúde e melhores condições de trabalho.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi