Mobilização em defesa da Bandeprev terá ação unitária do Sindicato e Asfabe

Para defender a Bandeprev – Bandepe Previdência Social e os interesses dos seus assistidos, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco somará forças à Associação dos Funcionários Aposentados do Bandepe (Asfabe). Juntas, as entidades representativas realizarão atividades conjuntas de enfrentamento às investidas do banco Santander a este que é um dos mais estruturados fundos de pensão do País.
Nesta quarta-feira (4), dirigentes do Sindicato realizaram uma reunião com o presidente da Asfabe, Reginaldo Dias, para debater estratégias de mobilização, assim como uma roda de conversa com a presença dos conselheiros da Bandeprev, João Carlos, Maria do Carmo e Gustavo Valfrido. Um grupo de trabalho foi formado por iniciativa do Sindicato, para acompanhamento das ações.
Representando o Sindicato, participaram da reunião com a Asfabe, o presidente, Fabiano Moura, o Secretário dos Aposentados, João Rufino, a secretária de Finanças, Suzi Rodrigues, a secretária de Comunicação, Sandra Trajano, e a secretária Geral, Cândida Fernandes. 
“Desde a privatização do Bandepe, a Bandeprev corre riscos. Mas, com a chegada do Santander, os ataques se aprofundaram, pois o banco está interessado no superavit de mais de 2 bilhões da Bandeprev, e, para isso, tem apresentado propostas prejudiciais aos assistidos, além de provocar negativas mudanças no Estatuto”, explica o secretário dos Aposentados do Sindicato, João Rufino.
A Bandeprev é majoritariamente formada por idosos com mais de 70 anos, possui benefício definido, ou seja, beneficia o titular, cônjuge e filhos até 24 anos, cessando apenas com a morte dos dois primeiros citados. Por isso, a mudança do plano de pensão proposta pelo Santander aos assistidos é considerada negativa pelo Sindicato, pois poderá ser prejudicial caso haja uma necessidade de saúde futura.
“Firmamos um importante acordo, Asfabe e Sindicato, que tem como prioridade a defesa da Bandeprev. Essa união será fundamental para preservarmos a previdência privada de todos os bandepianos assistidos. Com unidade, conseguiremos a vitória”, afirma o presidente da Asfabe, Reginaldo Dias.
Com relação ao Estatuto, a Asfabe havia conquistado uma importante decisão liminar que impedia alterações prejudiciais aos participantes. Entretanto, recentemente, o Santander conseguiu derrubar a decisão na Justiça, o que provocou desequilíbrio na correlação de forças. Hoje, a administração é composta por três representantes da gestão, dois do banco e apenas um representante dos funcionários.
“A democracia não está mais garantida na administração da Bandeprev. Inclusive, o Santander tem o voto de minerva para as decisões, ou seja, os participantes perderam seu poder deliberativo. Diante do agravamento da situação, o Sindicato estará ainda mais empenhado na defesa da Bandeprev, articulando apoio de parlamentares e entidades nacionais, planejando de forma coletiva as ações para sairmos vitoriosos, com o fundo de pensão dos bandepianos forte”, concluiu o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi