Negociação debate novo plano de funções das agências do Banco do Nordeste

A Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste (CNFBNB) se reuniu, no dia 29 de outubro, com a direção do banco para debater o novo plano de funções das agências, anunciado recentemente. A reunião aconteceu em formato híbrido, com alguns representantes dos funcionários presentes à sede administrativa do Passaré e outros participando virtualmente.
De acordo com o banco, 35% dos funcionários terão aumento de remuneração e nenhum funcionário terá redução salarial. Além disso, haverá um prazo de 120 dias para adequação do quadro funcional.
O secretário de Bancos Públicos do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Ricardo Vaz, destaca o novo plano de funções implementado pelo Banco do Nordeste.
“Precisamos ficar atentos ao andamento deste novo plano, já que esta situação merece ser acompanhada de perto. Defender os bancos públicos e seus funcionários é fundamental, pois os ataques do atual governo federal não cessam. Este debate iniciou em 2016, foi aprovado em 2018, mas só agora, devido questões operacionais, foi implementado”, reforça Ricardo.
A CNFBNB quis saber sobre a situação daqueles que não teriam aumento de remuneração. O banco afirmou que esses não terão prejuízos, mas a Comissão destacou que algumas funções de oito horas estão sendo reduzidas para seis horas e que isso acarretará perda de remuneração. O banco se limitou a dizer que esses funcionários terão jornada reduzida.
A Comissão questionou ainda sobre o asseguramento de função para quem tiver redução de remuneração. O banco informou que esses funcionários terão asseguramento por 24 meses ou prazo para migrar para uma função de maior valor.
“A pauta sobre o novo plano também deu espaço para o debate sobre concorrência de funções entre diretorias, já que existe um bloqueio na Direção-Geral. Aguardamos mais posicionamentos do banco do Nordeste, que assegurou que em breve essa questão não vai mais existir”, comenta o dirigente do Sindicato dos Bancários e representante da entidade na CNFBNB, Rubens Nadiel. 
A próxima reunião de negociação com o Banco do Nordeste deve acontecer até o final da primeira quinzena de novembro.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi