Entidades retomam negociações presenciais com o Banco do Nordeste

A Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB) se reuniu de forma presencial com a direção do banco na quarta-feira (10), para debater diversas pautas de interesse do funcionalismo. Com resultado positivo, no encontro realizado na sede administrativa do BNB, no Passaré, em Fortaleza (CE), o banco assumiu compromissos relativos ao teletrabalho, trabalho remoto e passivos trabalhistas.
Na ocasião, o Banco do Nordeste anunciou que deve implementar o trabalho remoto em algumas áreas, mas garantiu que todo o processo será negociado com as entidades representativas dos trabalhadores. Os representantes dos funcionários enfatizaram que, se necessário, seja construído, em negociação com as entidades, um acordo coletivo específico sobre trabalho remoto, a exemplo do que foi feito em outros bancos.
Com relação ao teletrabalho, o banco informou que apenas 90 funcionários ainda exercem suas funções nesta modalidade por conta da pandemia. Segundo o banco, a situação desses funcionários é avaliada periodicamente pelo GT de teletrabalho, que é fruto de um acordo coletivo. 
“O banco informou ainda que existe um esforço para que, em 2022, seja realizado um novo concurso específico para contratação de novos funcionários, sobretudo para a área de tecnologia da informação. Também questionamos o recém anunciado plano de funções das agências, sobretudo com relação a ações judiciais de 7ª e 8ª horas, buscando abertura de diálogo para tratar sobre esses passivos”, afirmou o representante de Pernambuco na CNFBNB, Rubens Nadiel.
O banco disse que há espaço para diálogo mediante respaldo da área jurídica do BNB para cada caso. O plano deve ser implementado a partir de 3 de janeiro, mas o BNB informou que há espaço para diálogo com as entidades quanto a ajustes pontuais.
Covid-19
A CNFBNB solicitou a intensificação de campanha periódica de incentivo ao cumprimento de medidas sanitárias de segurança dentro das agências e ambientes e o uso de itens de segurança individuais, mesmo entre funcionários que já estão vacinados. De acordo com o banco, 99,92% do quadro funcional da instituição já está devidamente imunizado.
Microcrédito
As entidades representativas demonstraram preocupação com a licitação para gestão do CrediAmigo, um programa de alto impacto social sobretudo diante da crise econômica atual agravada pela pandemia. O BNB informou que está acompanhando atentamente todo o processo e que tem interesse em ampliar o programa.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi