Caravana dos Bancários realiza mobilizações no Interior de Pernambuco

Entre os dias 13 e 17 de dezembro, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco movimentará os municípios do Sertão e Agreste do Estado, com a chegada da Caravana dos Bancários. A ação busca denunciar para a sociedade, nas agências bancárias, praças e ruas das cidades, as demissões e metas abusivas nos bancos privados, assim como o assédio e a necessidade de contratações nos bancos públicos.
Nesta primeira etapa, cerca de 30 representantes do Sindicato percorrerão as cidades de Araripina, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde, realizando atos públicos, paralisações de protesto e reuniões com os bancários do Interior.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura, destaca os objetivos da Caravana dos Bancários no Interior do estado: “Precisamos dialogar com os bancários e a sociedade sobre os problemas existentes no setor bancário. Vamos reforçar nosso compromisso contra demissões, metas abusivas, pressão e assédio moral nos bancos privados, que mesmo com lucros exorbitantes insistem com este comportamento contra seus funcionários. Já sobre os bancos públicos, queremos mostrar a importância desses bancos para o desenvolvimento regional e que são fundamentais para o impulsionamento de crédito na economia”, comenta.
A categoria denuncia que mesmo com lucro de mais de R$ 50 bilhões nos nove primeiros meses de 2021, o Santander, Bradesco e Itaú fecharam quase 700 agências e postos de atendimento no Brasil, gerando fome, miséria e desemprego.
Com relação aos ataques à Caixa, ao Banco do Brasil e ao Banco do Nordeste e seus funcionários, os bancários reforçam que apesar do empenho dos trabalhadores para atender a população durante a pandemia, os bancos públicos são alvos de ações arquitetadas pelo governo Bolsonaro para acabar com o caráter social das empresas públicas e reduzir a capacidade de fomento, por meio da venda de setores, enxugamento do quadro funcional e fechamento de unidades bancárias.

Expediente:
Presidente: Fabiano Moura • Secretária de Comunicação: Diana Ribeiro  Jornalista Responsável: Beatriz Albuquerque  • Redação: Beatriz Albuquerque e Brunno Porto • Produção de audiovisual: Kevin Miguel •  Designer: Bruno Lombardi